terça-feira, outubro 05, 2004

Só nos resta gritar: BASTA !!®


Estou agora estático diante do jornal. Corro os olhos e parece que estou lendo o jornal de dias atrás. Paro, confiro a data, olho pro calendário. As datas conferem. É de hoje, terça-feira, 5 de outubro de 2004. Ledo engano, achar o contrário. As notícias são quentes, são de hoje. Infelizmente. Alguns dias depois, das cenas deploráveis e indigestas do arrastão na praia do Leblon, o bairro é palco de outro episódio, outro assalto. Agora foi um prédio assaltado por 9 homens e 1 mulher. Parece que desde o mês passado o Leblon foi o bairro preferido. Não vou nem enumerar tudo o que aconteceu. Mas aconteceu por que ?? Cadê o policiamento que disseram que tinha ?? ( Hein, Coronel ??). Cadê o policiamento reforçado, posto no dia seguinte do arrastão ?? (caso não tenha lido, escrevi sobre isso também em Efeito Retardado!!!®). E esse questionamento não fica restrito a isso. Por que depois de serem presos, no domingo, dois dos quatro, menores que assaltaram um casal de turistas alemães em Copabacabana, foram recolhidos novamente hoje pela manhã ?. O jornal de hoje ta recheado. Teve tiroteio no Túnel Zuzu Angel, um jogador que jogava na Suíça, foi assassinado na Avenida Brasil ao tentar fugir do cerco dos assaltantes. Teve também, guerra entre traficantes em Vigário Geral. E por último acho eu, assaltantes invadiram prédio da Secretária municipal da fazenda de Niterói..E hoje é ainda terça-feira. Onde vamos parar ?? Sinceramente, está cada vez mais difícil tentar morar aqui no Rio. Mas onde morar ?? Será que a sua cidade está mais light ?? Mais habitável. O Rio, é uma cidade linda, mas através de uma foto, de um cartão postal, do alto de um helicóptero, mas quando se está no asfalto, é um Deus nos acuda e um salve-se quem puder. Pensei que assim como durante a Eco 92 a cidade esteve em total calmaria, quando o exército e toda a força policial estavam embuidas em proteger os chefes de estado que aqui se reuniam. Nossa esperança agora está em 2007, quando acontece o Pan. Mas ter que esperar mais 3 anos para termos alguns momentos de paz, é pedir demais, para um povo que perdeu o seu direito de ir e vir. E que permanece preso em seus prédios e casas cercados por grades, andando (alguns poucos) em seus blindados e seguranças. BASTA!!!!!!!!!!

domingo, outubro 03, 2004

Eu tô de olho neles..®


Infelizmente fatos como esse não acontecem com os "pobres mortais". Aí, vão me perguntar quem são eles ?? Sou eu, você, ela, ele, nossa vizinha, nosso porteiro, o motorista de ônibus. E quem é o resto ??. Bem o resto são pessoas diferente de nós, que para conseguir um aumento bastam menos de 2 horas. É pá-pum. Acho, que dessa vez, o Claudio, pirou. Vai ver que o tico e teco dele estão falando dialetos diferentes, e ele começou a escrever coisas sem sentindo. Pois, a verdade é que vereadores da cidade de Alumínio, interior de São Paulo, aumentaram na véspera da eleição seus salários. Uma lei permite que vereadores de cidades com até 50 mil habitantes, tenham salário no máximo 30% dos vencimentos dos deputados estaduais. Então, eles resolveram se dar esse aumento e tudo como já disse em menos de 2 horas. Sendo que a maioria desses vereadores são candidatos a reeleição. É a tal história, para eles tudo, para nós... Quando se trata de aumentar seus próprios salários, é vapt-vupt, tem sessão extra e o diabo a quatro. Mas quando é para aumentar o salário mínimo, é preciso isso, aquilo, e geralmente a votação se dá em séculos. Não aguento mais isso. Vamos acordar, já está na hora.

sábado, outubro 02, 2004

Será que Gilberto Gil mentiu ??®


Depois de ouvir mais uma notícia de que 12 empresários angolanos foram assaltados entre Botafogo e Copacabana, vindos do aeroporto, e ficaram sem U$ 20 mil, não me contive (de novo) e me vi a escrever. Na verdade, o valor que levaram é de sua menos importânica. O pior disso tudo é que estão acabando com o Rio de Janeiro. E que não me venham dizer que isso é intriga, que talvez não tenha sido bem assim, até porque amanhã é dia de votar. Isso não cola mais, nem passando super-bonder. Hoje, foram os angolanos, há 3 dias atrás foram turistas argentinos, uruguaios e um inglês. E há duas ou três, um congresso de medicina aqui no RioCentro foi alvo da ação de bandidos. Não interessa na verdade a nacionalidade do nosso turista, pois em breve não teremos mais turistas, não teremos mais congressos, não teremos mais nada. Nada justifica esse medo imposto por essa força bandida que não querem derrotar. Pois na minha humilde opinião, quando eles querem eles pegam, eles matam. Foi assim no caso do ônibus 147, no Jardim Botânico. Eles pegaram o bandido e o mataram, sem pudor na frente das câmeras. Por favor não estou defendendo o bandido. Mas fatos assim, só me faz pensar isso. Porque o Fernandinho Beira-Mar continua vivo ?? Para nós ele vivo não nos serve para nada, pois continua a mandar e desmandar de dentro da cadeia. Não estou discutindo a pena de morte, nem dizendo que sou contra ou a favor. Só estou querendo dizer é que quando interessa as autoridades elas fazem, e quando não, elas não fazem. E eu que pensei que como dizia Gil: "... o Rio de Janeiro continua lindo....", será que ele mentiu ???