domingo, março 27, 2005

De olho no BBBrasillll®


Enquanto Deborah "Sol" Secco, secava ao sol na fronteira com os Estados Unidos, a espera do momento certo para cruzar uma linha e assim como dizem, fazer a América, outros por aqui, já cruzaram essa linha a muito tempo e estão conseguindo desfazer a nossa América. No caso dela, além de ter sido pega com a boca na botija, a fizeram voltar para a América de cá, onde cada vez mais fica difícil de se conseguir fazer alguma coisa. Aliás, o que temos feito e muito é lamentar, por tudo isso que estamos vendo todos os dias acontecer. Mas não podemos é ficar vendo esse show acontecer. O único show que ainda me permito ver, ainda assim, de vez em quando, é o Show da Vida, que nem é tão Fantástico assim.


Mas em tempos ainda de Big Brother, esse sim, talvez o grande show da vida, e que se formos analisar, o que acontece nessa 5ª edição, ela retrata muito do que nós, o povo, pensa, sente e quer, para nosso país. A indignação do povo, que já demonstra sinais de cansaço, pôde ser vista em cada eliminação que havia, onde de um lado havia o bom e do outro o mal. Isso eu até hoje, não tinha visto em nenhuma outra edição do BBB. Até porque em nenhuma delas, houve uma divisão de grupos onde os valores de um eram completamente opostos com o do outro grupo. Nesse BBB, vimos surgir o grupo do bem, liderado pelo professor Jean, que mostrava pessoas que competiam sim, mas com ética e acima de tudo, a preservação de valores. Já o outro grupo, liderado pelo médico Rogério, mostrou que tudo vale, e como colocou outro integrante do time do mal, Paulo André, o PA, que disse: " Tudo vale, menos matar !!". Com essa frase e esse pensamento coletivo no grupo de lá, mostrou exatamente, ou quase exatamente, o que nossos políticos pensam, e fazem. Afinal, está em jogo, um prêmio de R$ 1 milhão de reais. E se por esse dinheiro, vimos isso... Aqui vale uma ressalva. Creio que ainda existam também, na nossa política, o lado do bem e o lado do mal. Assim, como também na polícia, no mundo empresarial, na vida. Só que aqui, o grande "problema", é que as ações desse grupo do mal, ficavam muito transparentes e durante os dias que esse grupo durou, eram marteladas na nossa cara, quase que 24 horas por dia.


Era impressionante, mas nos dias em que haviam no famoso paredão, um do grupo de lá, o grupo do mal, e um do grupo de cá, o grupo do bem, além de receberem uma votação maciça, quebrando todos os recordes de outras votações em BBB´s passados, seja em votos, seja na rejeição, ouviam-se gritos de comemoração, como se um gol tivesse sido feito, em dia de jogos da seleção. E na verdade o gol foi feito. O eliminado era o do grupo de lá. Justiça feita, a torcida começava para um novo confronto de forças. Mas se alguns ainda não perceberam, quem realmente eliminava o mal, não eram seus próprios adversários e sim, nós, o público. Éramos nós que tinhamos a força. E no nosso voto.


Aqui, no BBB, o vale tudo, passou a não valer. Não da maneira, mais sórdida, mais suja. Onde o lider do mal, usava-se de todos os recursos possíveis, para conseguir mais adeptos. Com isso, mostramos que estamos cansados de conviver. Nesses momentos, a associação era feita, com o que nos acostumamos a ver aqui no mundo de fora, no mundo real, como muitos querem definir. Mesmo, que o mundo dentro da casa, seja fantasioso, não seja tão verdadeiro, esse tipo de ação, começou a incomodar a todos. E ainda, incomoda.


Podiamos então, usar essa força que temos em "eliminar" pessoas do mal, para usá-la, de uma forma, que nos traga benefícios. Não devemos, nos calar. Devemos lutar para criarmos a nossa linha direta com direito a paredões, onde possamos um por um, ir "eliminando" o mal, mas tomando o cuidado, para que as raízes sejam também arrancadas. Precisamos limpar o terreno, e plantar tudo novamente. Fácil, não será. Impossível, não direi que é. Está na hora, mais do que nunca de se começar a tentar. Nem que para isso, tenhamos que chamar o Bial.

Nenhum comentário: