segunda-feira, março 30, 2009

Olho verde poooode!! Não pode Lula?®


Aí meu botox !!! Aí meu lifting facial !!! Chamem um médico !!! Chamem o Freud !!!

Freud? Claro, não é ele quem explica as coisas?? Are Baba !!! Shiva onde está você??

Nessas horas temos que apelar a tudo. E Shiva seria uma boa opção. Pois ele segura um tridente (trishula) que é a arma usada para destruir a ignorância nos seres humanos. Onde suas três pontas representam as três qualidades dos fenômenos: tama (inércia), rajas ( o movimento) e sttava (o equilíbrio). E eu que tinha prometido que depois da A Favorita ia dar um tempo em novelas. Tirar férias do horário nobre. Não consegui. Não resisti aos encantos de Pandit.


Mas então... Shiva seria perfeito para combater justamente os fenômenos que abatem "nosso" (já disse e repito: Não votei nele!) presidente. Não que sejam exatamente esses os fenômenos que o abatem. Acho que tem até mais.

Outra justificativa para ser Shiva o "escolhido", é que na tradição hindu, Shiva é o destruidor. Ele destrói para construir algo novo, motivo esse pelo qual ele é chamado de "renovador" ou de o "transformador".

Então é disso que precisamos. Urgentemente. De preferência para semana passada.

Não podemos mais a essa altura do campeonato conviver com os altos e baixos do Lula. Menos altos (e a maioria de 'altos' somente quando ele está a bordo do Aerolula viajando) e muitos baixos onde a listagem é grande. Estão preparados?.

Mas nem é preciso. Basta nos atermos a última. Qual?? Boa pergunta! Por que já teve outra??

Sim, a questão da cor dos olhos e cor da pele. Lula, ah Lula. Por quê? Are Baba!!! (três vezes). Sei que Deus e o mundo já falaram sobre. Mas eu não sou Deus nem o mundo. Eu ainda não falei.

Lulinha, será que agora em cada discurso seu vamos ter que usar a técnica do "piiiiiiii"?. Vai ficar complicado para qualquer um acompanhar seus discursos. É muita - com o perdão da palavra - merda junta. Aliás, para quem já soltou um "sifu". Merda é pouco. Aos mais pudicos substitua a palavra merda por droga. Mas vem cá, droga não é uma merda??

Lula, o que eu vou dizer lá em casa agora? Que vou ser o próximo culpado de alguma coisa ruim no mundo ou no país? Nem que seja por espalhar vírus de uma gripe. Pequena que seja. Afinal, Lula eu tenho olhos verdes. Sou branco. Só não vou falar a minha religião ou o meu time que aí vai complicar mais ainda. Para você. Porque nunca se sabe o que vai sair da sua boca.

E isso até me lembrou uma música que estava concorrendo no festival de 1980, O Mal é o que sai da boca do homem, com letra de Pepeu Gomes. Lembra?

Pois é, mas eu não quero mais lembrar que você, um presidente, que veio lá do interior do estado de Pernambuco, hoje depois de passar tudo o que já passou em sua vida, não saber o que se deve falar e o que não se deve falar. Tudo bem que errar é humano. Todos erram. Mas a grande maioria aprende com seus próprios erros e os mais inteligentes com os erros dos outros. Mas você, não. Você continua não aprendendo e errando cada vez mais.

Lula já não ensinaram que é feio falar mal da cor dos olhos dos outros? E da cor da pele? E acusar então alguém por ter olhos azuis e pele branca como sendo o responsável pelos males do mundo? Lula !!! Aí, aí, aí. Admira-me você, um cara - já me considero íntimo - de olhos pretos, barbudo, que não se formou, começar a ser acusado pelos males que causa (ou) ao seu país. Seria justo isso??

Você não ira gostar. Agora ser justo ou não... Já não é comigo. É com o público.

Aliás, me surgiu uma idéia, dessas que só passam pela cabeça igual ao cometa Harley. Porque então você não começa a se imaginar sendo vigiado 24 horas por dia. É dia e noite. 24 horas. Igual no BBB. Com chances de ir para o paredão na primeira merdinha da Estrela ( o dia das crianças vem aí...) que você disser ou fizer. Será que isso poderá lhe ajudar a se controlar mais??

"Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii".

Agora me diz aqui, só estamos nós dois aqui, você não acha que pegou pesado? Coitado do Primeiro-Ministro. Só porque o nome dele tinha Brown, você achou que podia falar isso? Brown em inglês é marrom, não é azul.

Lula, e essa história de você pedir para o povo não pedir aumento agora por causa da crise. Eu é que te peço. Faz mais isso não. Faz não. Você em outras épocas não queria nem saber de crise, inflação alta. Você queria mais é aumento de salário. Que o patrão isso, o patrão aquilo. O que mudou? Só o lado de onde você se encontra? Antes você estava do lado de lá. Digamos o lado A. E agora você está no lado B. Qual é a matemática nisso? A, B, é gramática. X e Y é que é matemática.

E falando em matemática, qual é o raciocínio lógico em você dar um pulinho antes em Paris se tem que ir para Londres? Falar com o Nicolas Sarkozy? Precisa? Pede o celular emprestado do senador Tião Viana, ele é do PT e acho que a filha dele já voltou do México. E se ele emprestou para a sua própria filha, você vai me dizer que ele não vai emprestar para V.Exª?

Duvideodó.

Além do mais a conta vai para o Senado Federal mesmo.

Ou se preferir e quiser prestigiar seu país, faz um 21!!!

Ou pega o celular no caminho. México, Londres, Paris. É um pulo.

É por isso que eu continuo dizendo enquanto é tempo.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

quarta-feira, março 25, 2009

Lula e a Mortadela!!!!®


Sinceramente não posso reclamar. Hoje para nós escrevinhadores de plantão, a nossa política nos dá todos os dias tantos ingredientes que é possível inventar um prato novo a cada dia. Igualzinho acontecia com os economistas na época de inflação galopante onde cada respiração da bolsa, do dólar era um susto.

Hoje não vou recorrer ao meu horóscopo. Vou sim citar o que um dia disse o filósofo e escritor francês Denis Diderot e que se aplica muito a nossa realidade: " Erram tanto o que suspeita demais quanto o que demais confia ". Não é um máximo essa frase. Santo Denis.

Eu pelo menos então posso me considerar um não errante (será que existe isso?). Justifico. Eu com relação ao que vejo hoje que acontece na nossa política não suspeito de nada - tenho certeza - e nem é confiança. Não confio em ninguém. Ou quase ninguém.

E aproveitando o ensejo e o momento..

Agora alguém me explica o que é essa foto de "nosso" presidente (eu não votei nele!!!) segurando uma mortadela! Enorme e grossa, diga-se de passagem. E ainda ilustrada com a frase de que é preciso ser cabra-macho. Com certeza. Só assim mesmo. (por motivos de censura e força maior a foto ilustrativa do texto não poderá mostrar o Lula e a mortadela, só a mortadela que é mais bonitinha)

Será então que Lula dessa vez sentiu o tamanho da crise? Da tal marolinha?

Deve ter sentido. Não é possível que nenhum assessor-leitor de Lula (lembrem-se ele disse que não lê nada) não tenha dito a ele que ele deveria começar a sentir alguma coisa. Nem que fosse um pequeno incômodo.

E deve ser por causa desse incômodo que uma das 50 diretorias extintas foi a Subsecretaria de Anais!!. Agora, o que faz uma subsecretaria dessas? Anais de quem?? Meu que não é!

Só que hoje o que se lê nos jornais torna a coisa mais grave ainda. Eles, lá do Senado, resolveram contar novamente as diretorias, e parece que descobriram que entre os 181 (será que não seriam somente 171??) cargos de diretor, somente 38 seriam diretores de fato. O resto recebia como diretor, mas não exerciam a função. Bonito isso né? Lindo de mais. Só não é mais bonito que o novo rosto da Dilma. Ela mesma. A candidata que diz que não está fazendo campanha. (Ainda).

Ai meus sais !!!

Pelo menos tive uma notícia boa. Ou uma notícia condizente com o nosso momento. A popularidade do Lula caiu. Ufa!! Finalmente. Que rufem os tambores. Não que eu esteja torcendo por isso. Não. Mas não via como poderiam ficar anunciando a cada pesquisa a popularidade subindo igual nossa inflação do passado. Lembro a pouco tempo atrás que ela bateu os 84%. É muito para um presidente que além de atirar camisinhas do camarote durante o carnaval do Rio - isso quem fazia era o saudoso Chacrinha e era bacalhau ou abacaxi sem contar as chacretes - negava que a crise iria afetar o Brasil.

E o que acho engraçado é que nunca me entrevistaram. E a você? Que parcela da população esses institutos utilizam para chegar a esses números? Nordeste? Bolsa-Família? Sei que todos são idôneos, mas queria entender qual a mecânica das pesquisas. Só me entrevistam para saber sobre os serviços do meu Banco. E mais nada. Nem carnês do Baú me oferecem mais na rua. Alô Silvio !!!!

E por falar em Sílvio, (sei que não tem nada haver, mas precisava de um gancho), será que o Lombardi poderia me dizer por que cargas d`agua vão continuar com a reforma do Planalto? R$ 103 milhões. Será que é realmente necessário isso. Ainda mais agora? Deve ser por isso então que as despesas com os cartões corporativos aumentaram somente 405% em 2009. Imagina se não houvesse marolinha, quero dizer, crise.

E por falar em água, acho linda essa campanha em prol do planeta, do aquecimento global. Mas é preciso uma conscientização ainda maior das pessoas, mas será mesmo que precisamos apagar as luzes no dia 28 de março por 1 hora? Até toparia, mas que fosse em outro horário. Pô, marcaram isso para o meio do Jornal Nacional sem contar que vai atrapalhar a minha novela. Isso não. "Are Baba"!!!!!.

É por isso que continuo dizendo...

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

quarta-feira, março 18, 2009

A Política e o Horóscopo!!®



Vejam vocês a que ponto eu cheguei. Li meu horóscopo hoje. Na verdade sempre leio. E o fenômeno que acontece comigo é simples, só acredito quando o horóscopo está dizendo coisas boas. Ontem por exemplo estava dizendo que eu poderia sofrer um acidente, mas teria pessoas para me ajudarem. Bem tranquilizador isso. Claro que não acreditei. Pensei: "é pura baboseira". Hoje, porém diz que estou muito charmoso, encantador - melhorou viu - que as portas estão abertas e que meu momento é de sorte. Será? Ah, fala também para não deixar passar convites, oferecimentos e para prestar atenção no que diz minha primeira intuição.

E falando em intuição, ela me diz que a coisa tá podre lá em Brasília. Ou seria só no reino da Dinamarca?? Ou é no Senado? Câmara talvez?

Sei não. Minha intuição não falha. Mentira. Até falha. Mas para outras coisas (até tenho o cartão Master - entenderam o trocadilho - Master, um cachezinho ia bem) ela não falha.

Ela falhou feio quando achei que o ex-chefe de polícia civil e ex-deputado Álvaro Lins fosse uma pessoa acima de qualquer suspeita.

Por outro lado ela não falhou quando vi Brizola ser reeleito aqui no Rio de Janeiro e pensei com meus botões, isso vai dar merda lá na frente. E não deu outra. O Collor está aí de novo sentado em cima da carne seca e vai fiscalizar o PAC. O Renan Calheiros voltou. O Severino Cavalcanti também voltou. O Zé Dirceu começa a ensaiar sua volta. E podem apostar que o Edmar, o dono do castelo encantado, vai voltar. I´l be back.

Não é que essa frase pegou!!! Até o Arnold voltou e como governador.

Mas então...Tinha tanta coisa para falar que está atravessada em minha garganta que não posso deixar de lembrar o saudoso Gonzaguinha, que dizia que quando ele soltasse a voz por favor o entendesse.

Peço o mesmo. Sei que muitos me atacam quando eu ataco o Lula. Mas ele bem que faz por onde. Onde já se viu inaugurar uma pista de um aeroporto e ela só começar a funcionar 5 anos depois? Bonito isso. O povo mato-grossense deve estar empolvoroso com seu aeroporto na cidade de Bonito. Tal ato tal nome.

E falando em ato, Lula mandou chamar alguns governadores para conversar sobre a marolinha. Lula está apreensivo. Ah coitado!!!

Apreensivo quem está sou eu que tive de ler que a crise pode afetar os concursos públicos. E agora José? Ou melhor, e agora Lula??

Será que em vez disso - não sou economista, sou "diministrador", quer um economista? Chama a Dilma, quero dizer a Míriam Leitão - mas então não seria melhor rever essa tal reforma dos sites da Presidência e não criar nenhum portal agora. Afinal gastar R$ 11 milhões com isso.. Em plena crise. Sei não. Deve ser por isso que a presidência abriu recentemente licitação para comprar 12.300 latas de refrigerantes e 1.952 garrafas de 2 litros. Devem ter o que comemorar.

Assim como devem comemorar os novos prováveis agraciados com o direito de prisão especial: ministros de Estado; governadores; deputados federais e estaduais; prefeitos; vereadores; senadores; membros das Forças Armadas; magistrados e a lista ainda têm mais alguns ilustres. Só não vi o Presidente da República. Mas essa novidade foi resultado de um projeto da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça do Senado - aprovado, mas ainda depende de votação no plenário do Senado. Será que alguém tem dúvida do resultado?? Com certeza será uma votação em massa. O detalhe é que esse projeto tira a prisão especial para quem tem curso superior, como eu, você, o Lula.. Ops!!! Ele não. Esqueci que nem de ler ele gosta.

Agora como diria o Lula: "Sifu".

Vou então aproveitar mais uma frase de meu maravilhoso horóscopo de hoje e me retirar. Dizem os oráculos que é só eu ir pegar o que é meu. Então eu vou melhor não contrariar.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

sexta-feira, março 13, 2009

Um arcebispo no meio do caminho!!®


Hoje vendo a foto de nosso (nosso uma vírgula) ex-presidente Collor hoje senador (meu Deus que país é esse??) na primeira página do jornal sentado atrás de uma plaquinha intitulando-o "presidente da Comissão de Infraestrutura" teria assunto suficiente para a semana. Se for considerar ainda a tal da hora extra que foi paga "pra galera" no período de recesso e outras coisitas como, por exemplo, a tal juíza que mesmo investigada por corrupção foi promovida teria assunto para uma enciclopédia. Mas com semana passada não deu, e não posso deixar passar em branco... E também nem poderia. Além do que dizem que o dia da mulher é todo dia, então... Vamos aos trabalhos.

A semana que precedeu o dia internacional da mulher não poderia ter passado com um fato tão importante e significativo de fora. Pena que esse fato seja algo repulsivo, mas que deverá (pelo menos deveria) servir de força motriz para mudanças. Se bem que mudar a crença de uma pessoa é complicado, difícil e às vezes impossível. As pessoas podem até mudar, mas o dogma não.

O fato em si é chocante. Tanto pela sua forma quanto por seus envolvidos: o estupro da menina lá do Recife de apenas 9 anos e seu outro algoz. Sim outro. A meu ver existem dois, o padrasto e o arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho.

Na verdade esse fato é mais comum do que se pode imaginar. Seja aqui no Rio, seja em Nova Iguaçu ou seja em Recife. Infelizmente. E nem todos os casos são registrados, e, por conseguinte não entram nas estatísticas que adoram exibir (e nada fazem para mudá-las) e a vida de todos segue. Mas a que custo?

Vou utilizar o meu grito, a minha voz que aqui são as palavras para externar toda a minha indignação (é pouco), minha revolta (é pouco), ou sei lá mais o que eu poderia falar sobre a atitude e palavras do arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho. É de causar revolta também. E das grandes.

Mesmo ele sendo uma "autoridade" da Igreja, ele não poderia NUNCA declarar o que disse, nem para seus filinhos. Que dissesse isso somente dentro de um quarto fechado e avisasse as paredes para tamparem os ouvidos. Afinal, elas também ouvem.

O tema é polêmico é. Mas não há polêmica em como a criança de 9 anos irá ficar. Como ela irá lidar com isso durante sua vida que apenas começa? E não me venham dizer que existem psicólogos, psiquiatras para isso. Eles podem ajudá-la sim, mas devolver o que foi tirado dela não. Lá no seu íntimo. Será que a Igreja acha que nada como umas sessãozinhas de terapia que tudo se resolve? E que se excomunguem os médicos, a mãe, o maqueiro, o motorista que a levou ao hospital ou todos que sabiam do aborto? Pois se for pensar assim todos que sabiam da resolução da mãe devem ser punidos. Vamos ser justos!!

Isso da Igreja ter como missão defender a vida desde a sua concepção até o seu término natural é para mim papo para boi dormir. Deve-se defender a vida? Sim. Mas, assim como na justiça dos tribunais existe um juiz que olha para lei e faz a sua interpretação para então julgar e dar sua sentença, a "justiça" do tal arcebispo, da Igreja e do Vaticano deveria trabalhar do mesmo jeito.

Em nenhum momento falou-se na Igreja de punir o padrasto. O estuprador. Esse, de acordo com o que passa a interpretação deles, errou, mas.... Aqui não há espaço para mais. Nem para menos. A igreja deveria nessa hora estar apoiando à famíiia, a mãe, a menina, os médicos. Todos menos ele (o padrasto). Só falta a Igreja querer dar uma placa homenageando o feito e o seu autor.

O estupro é algo abominável. Não sei se o arcebispo esquece que nasceu de uma mãe. Que ele tem mãe. E que poderia ter uma irmã. Ou ele nasceu de uma chocadeira e por isso é ruim das idéias?

Desculpem-me qualquer coisa, mas estou realmente revoltado. A cada palavra formada nesse texto me vem tudo de uma vez e penso na menina. Coisa que a Igreja não fez. Só posso lamentar. Alíás está virando moda esse pessoal da Igreja falar "merdinha da Estrela". Hoje foi o arcebispo e ontem foi o Bispo que negou que o holocausto existiu - ele já meio que disse iria rever seus conceitos -, mas é notório que as pessoas estão perdendo o valor das palavras. Principalmente as pessoas cujas palavras deveriam servir de um afago, de um carinho, de um apóio.

Não foi por acaso que o título desse meu texto é que tinha um arcebispo no meio do caminho. No meio do caminho tinha um arcebispo. Isso lembra alguma coisa?

Pois é. É isso.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

quinta-feira, março 12, 2009

Trapaça - Matthew Klein


Surpresa. Não tem coisa melhor quando acabamos um livro de um autor desconhecido (pelo menos para mim) e nos deparamos com um livro que te deixa triste porque chegou seu final. Tem livros que gostaríamos que não acabassem. Igual ao 24hs de Jack Bauer.

Então, Trapaça é um livro que faz você torcer pelo outro lado. Pelo lado errado. Por mais que você saiba que dar golpes é um ato deplorável, aqui você vai mudar sua forma de pensar. Você acaba entrando no clima do golpe e quer porque quer que tudo de certo para o golpista. E quando em alguns momentos a coisa parece ruir, (será mesmo que rui? ) você fica triste, tenso. Tem passagens que deixam a gente sem fôlego. Uma verdadeira aula de dar golpes e com certeza daria um ótimo roteiro para um filme.


Nota: 9


segunda-feira, março 09, 2009

O Cirurgião - Tess Gerritsen



Primeiro livro que leio da autora. Foi comprado no escuro. No "achometro". No puro "feeling". E o tiro foi certeiro. Um suspense que te prende durante toda a trama e vai meio que te preparando para o final e que final. Tem um momento que você realmente nem respira direito e fica até tentando correr mais com os olhos para chegar no final do parágrafo. Com passagens que lembram Robin Cook é um prato cheio para quem gosta do estilo. Espero que os outros livros já lançados dela e já comprados por mim sejam recheados com a mesma adrenalina desse.


Nota: 8,9