quarta-feira, outubro 05, 2005

Pacato Cidadão !!!®



Hoje, peço desculpas, ou não, pois não vou falar (mal) do Roberto Jefferson, do Lula, do Marcos Valério, do Delúbio, do José Dirceu, do Severino e de toda a corja que infesta como cupim os corredores de Brasília.

Prometo também, não jantar pizza, mas sim uma “capricciosa” salada verde e um grelhado.

Um acontecimento realmente verdadeiro e legítimo, me fez mudar um pouco o tom da minha prosa.

A história a seguir é verídica e por esse motivo o personagem principal ganha um nome fictício, para simplesmente preservar sua verdadeira identidade. Mas temo que muitos de vocês irão achar que eu poderia estar contando aqui a sua própria história. Que poderia ser você o principal personagem. Que aqui se chamará: Pacato Cidadão.

O Pacato Cidadão, começou a trabalhar aos 18 anos. Assim que acabou o na época, segundo grau. Começou numa loja de roupas, que não conseguiu resistir aos muitos planos econômicos e a volatilidade da economia, e fechou. Depois, foi trabalhar numa joalheria no Centro, que ainda resiste, mas que começou a não oferecer um salário compatível para que Pacato, conseguisse pagar sua faculdade. Pediu demissão depois de um natal que não superou as expectativas em vendas.

E o tempo foi passando, o tempo foi voando, e a poupança Bamerindus que ele tinha, não continuava numa boa.

Foi então trabalhar em uma Casa de Câmbio, e como novamente o salário não dava para sequer cobrir as despesas com a tentativa de se formar numa faculdade particular, conseguiu emprego numa outra Casa de Câmbio, que depois de um tempo e de um big escândalo fechou suas portas. Foi então e conseguiu um estágio na própria faculdade onde como salário ganhava uma bolsa integral. Conseguiu pagá-la assim por 2 anos. Depois não mais renovaram seu contrato. Foi para a emrpesa da família, mas acabou não se adaptando muito. Era tudo muito família.

E o tempo foi passando, o tempo foi voando, e a poupança que não era mais Bamerindus, que ele tinha, ainda não continuava numa boa.

Tentou algumas representações, correu muito atrás. Depois quando os negócios começaram a minguar, o dolar disparar, entrou numa empresa de tecidos na área de cobrança, e depois de 1 ano finalmente num emprego, viu a empresa começar a encolher, a pessoas começarem a ser mandadas embora, e como ele pacato com era, não acreditou que poderia haver uma mudança, e pediu demissão. De novo.

Resolveu morar fora do país. E lá ficou por 2 anos, mas não deu sorte nas pessoas que encontrou por lá, e por infelicidade eram também brasileiros, que o prejudicaram em vários sentidos.

E o tempo foi passando..... E Pacato Cidadão, voltou ao Brasil.

Pegou novamente outras representações e foi levando a vida....Como podia. Até fazia planos de casar e tudo o mais, mas ainda não era chegada a hora. Não havia como.

Foi trabalhar então em um colégio, um projeto novo e que prometia. Mas isso durou 14 meses. Por contenção de despesas ou outras razões não ditas, ele foi demitido. Não achou "justus", mas fazer o que ???

Então Pacato Cidadão, deu entrada no seu FGTS. E logo em seguida em seu seguro-desemprego. Já resgatou o dinheiro no fundo de garantia e resolveu, mesmo antes do prazo dado, fazer uma consulta para ver como andava o processo do seguro-desemprego.

Foi quando, ao clicar no consultar, viu aparecer na tela, uma mensagem que parecia ter sido enviada pelo diabo em pessoa. Dizia essa mensagem que o Pacato Cidadão estava com o seu seguro-desemprego bloqueado. Bloqueado ?? Como assim ???

Digo que bateu um desespero no Pacto Cidadão, mas ele respirou fundo, e tentou entender o que não dava para entender. Procurou daqui, dali, e achou um 0800. Ligou, e ligou e tentou de novo. Foi a manhã toda tentando. E quando completava a ligação, uma voz meiga dizia para que ele tentasse novamente mais tarde.

Quando finalmente no meio da tarde conseguiu falar, foi informado que havia uma pendência da parte dele. Uma parcela de um seguro-desemprego que foi paga a mais e que deveria ser restituída, ou que deveria ter sido. Pacto Cidadão, não foi notificado em nenhum momento. E tudo isso tem um detalhe. Essa "pendência" data de acreditem, 10 anos atrás. A atendente não conseguiu me informar se isso seria problema para o recebimento do meu seguro-desemprego de hoje em dia, ao qual como todo cidadão e ainda mais sendo pacato tenho direito. E ela me disse então, que eu ligasse toda semana, para ver como ficaria a situação. Ou que esperasse os 30 a 40 dias, que foi o prazo dado para o recebimento da primeira parcela.

Nessa hora Pacato Cidadão, ainda tentou argumentar que como pode acontecer uma coisa dessas como uma pessoa que sempre pagou suas contas em dia, como se fossem carnê do Baú, nunca precisou de empréstimo bancário, nem recorrer a essas financeiras que começam a pipocar pelas esquinas. O Netinho que o diga. Declara seu imposto de renda, nunca foi multado por cometer alguma infração de trânsito, seja por excesso de velocidade ou estacionamento proibido. E nem reclama muito do cpmf, que diziam que iria servir para uma coisa, mas até agora....

Não estou dizendo com isso tudo, que Pacato Cidadão, seja um anjo, seja perfeito. Nada disso. Mas é uma pessoa que até hoje fez por merecer receber pelo menos as parcelas a que tem direito do seguro-desemprego. Trabalhou para isso.

Então Pacto Cidadão, já andou mexendo seus pauzinhos, e se informou que "dívidas" assim, prescrevem com 5 anos, mas não são eles que vão dizer isso, apesar de tudo. É o Pacato Cidadão, que deverá fazer isso de alguma forma. Resta achar o processo, ver onde está, ver em que âmbito ele se encontra, e talvez ter que contratar um advogado.

E diante disso tudo, Pacato Cidadão, começou a pensar em tudo isso que está acontecendo hoje, desvio de milhões e milhões de reais, um roubo escancarado em todas as instâncias, para inglês, americano, brasileiro, espanhol verem, enquanto ele, é obrigado a esperar até 40 dias para começar a receber sua parcela, que nunca fica nem perto do salário que ganhava e que é uma ajuda, rápida. Depois problema dele.

Pobre Pacato Cidadão. Pobres Pacatos Cidadãos.

Na verdade quando o dinheiro é para ajudar, nem vou dizer beneficiar, um pobre mortal, tudo é difícil, tudo é feito de forma a dificultar o máximo possível. Nada é preto no branco. Se por acaso, você recebeu uma parcela a mais sem saber, por erro deles, e nem foi notificado por isso, você irá pagar caro. Mesmo que seja uma quantia irrisória, como é a de um seguro-desemprego, enquanto que eles, podem tudo. E podem ter a certeza de que se Pacato soubesse disso há 10 anos atrás teria feito o que eles nunca fizeram, que é devolver o dinheiro.

Isso tudo mostra também como o sistema é bagunçado, como não existe controle rígido das contas e dos benefícios que são pagos. E é nessa brecha que os que se acham "espertos" se aproveitam para fazer seu pé de meia.

Pacato, está ainda meio atônito com isso tudo, mas me prometeu que não irá deixar isso barato.

O Pacato Cidadão, ô pacato da civilização....

Nenhum comentário: