quarta-feira, setembro 28, 2005

And the Oscar goes to... ®


Pronto!! Mais um da gang se foi. Severino, que não é meu tio, se foi. E já foi tarde. Usou de um artifício que acho não ser digno dos homens. Renunciou para como mesmo disse, depois voltar. E não duvido nada, que as mesmas pessoas que o elegeram o façam novamente. Até porque existe um problema crônico de memorialite nas pessoas. Fosfosol nelas.

O pior disso tudo foi o discurso onde Severino se disse vítima de um empobrecimento ilícito. Ah, coitado !!! Severino, pobre de marré de si. Me engana que eu gosto. E mesmo que seja, ou que fosse, bem que ele tentou sair dessa situação. E sem a menor dignidade. E ainda quer negar. Só falta dizer que a secretaria que sacou o cheque e fez o depósito na sua conta, não era dele.

Fazer o que ?? Cada um tem o presidente que merece. Cada um tem o presidente da Câmara que merece. Mas será que merecemos tudo isso ???

Mas enquanto continuamos nos fazendo essas perguntas e outras tantas, o Lula, que também não é meu tio, continua fazendo suas vigens, continua calado sobre a crise que devastou a política aqui no Brasil, e o pouco que fala é aquilo que já sabemos...

E enquanto a lama continua lá por Brasília, com respingos por aqui e acolá, e com cheirinho de pizza de bucho de boi recheada com cocaína....

Eis que surge de forma devastadora e colocando em cheque a maior paixão do Brasil, o escândalo do apito. Aqui a arte que era considerada o futebol foi colocada a nocaute. De um dia para o outro, ficamos na dúvida da autenticidade do quadro que víamos. Da obra dos mestres Pelé, Garrincha, Zico, Rivelino, Gerson e muitos outros ficou apenas a saudade.

Mas tudo tem algo em comum. A ganância pelo dinheiro. Esta vem operando uma verdadeira transformação nos homens, que em vez de usarem isso como uma forma de incentivo em buscar novas idéias, novas maneiras, está fazendo com que ele apele cada vez mais para o inesperado (para alguns), para o mais fácil, para o mais rápido, para o ilícito.

O escândalo que estampou a capa de Veja, foi o mais novo e recente ato de como devemos num futuro bem próximo repensar de onde está vindo essa epidemia. O que falta para que coisas assim fiquem somente registradas em enciclopédias de um dia o mundo foi assim, de que um dia isso aconteceu no Brasil, mas não mais. Mas está difícil conseguir pronunciar isso, no Brasil isso nunca mais aconteceu. Não estou fantasiando um mundo de contos de fada. Não, não é isso. Estou querendo simplesmente poder acordar e ficar feliz, porque o deputado que eu ajudei a eleger está defendendo uma lei que irá ajudar ao idoso, a criança abandonada, que o presidente que eu ajudei a eleger, está dando jeito na saúde, no desemprego, na educação. E que meu time jogou ontem e ganhou por mérito próprio.

Será que estou pedindo muito ?? Será que me tornei uma pessoa muito ingênua ?? Vale ressaltar que a muito tempo deixei de acreditar em papai noel, saci, cuca, e sei que não existe o pó de pirlimpimpim. Que a lâmpada com um gênio adormecido dentro também não encontrarei, talvez em algum brechó, mas sem o gênio.

Só que o que a vida nos apresenta hoje, é isso que vemos estampado nos jornais. Um político que recebeu propina para fazer isso ou aquilo, um ex-prefeito que mesmo preso fala no celular e bebe champagne importado em sua cela, uma rede de restaurantes envolvida como fachada no contrabando de cocaína, políticos renunciando a seus mandatos para fugir de punições, dinheiro sendo roubado de dentro da própria polícia, de que aquele 2 a 0 que seu time fez pode não ter sido verdadeiro, que aquele prêmio da loteria esquecido estava sendo retirado por um funcionário da própria Caixa Econômica e tantas outras que nos anestesia, até o próximo choque.

Bem que estava na hora de mudarmos o rumo dessa prosa. Sei que muitos dos que vivem em analisar esses fatos teriam que se especializar em outros assuntos, mas tenho a certeza de que em pouco tempo todos se acostumariam com a nova fase. Difícil está sair da velha fase.

E quando mais precisávamos de rir, Ronald Golias e Don Adams, o agente 86 nos deixam somente a saudade.

E o Oscar vai para ......

Nenhum comentário: