quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Momento !!!®


“Era uma vez um povo bom e amigo que acreditava em papai Noel. Só tarde demais descobriram que Papai Noel era o Diabo” - Günther Grass – O Tambor.


Nada melhor do que começar um texto com uma frase de impacto. Não chega a ser um impacto profundo, mas uma boa porradinha. Para ver se alguma coisa possa chocar a população que parece que permanece anestesiada e não tem feito muita coisa para que a máquina ande.


Está mais que na hora de pararmos de achar que eles lá de Brasília irão resolver alguma coisa hoje. Só se for aumento de salário para eles. O resto pode esperar. Ledo engano. Não pode esperar mais não.


Ontem, estampado na primeira página do jornal, estava lá uma notícia que fala sobre a tentativa de assalto à um empresário chinês, Alguma novidade nisso ??? Não. Seria alguma novidade também dizer que dois dos marginais que participaram da ação eram "di menor". Novidade ?? Um tem 13 o outro 12. Novidade ?? Um estava portando uma pistola de uso exclusivo do exército americano. Novidade ?? Não, não há novidade nessa notícia. Infelizmente. A vítima foi baleada, mas passa bem. Os dois marginaizinhos estão presos, mas com certeza depois de um tempo irão voltar às ruas para mais um crime e quem sabe da próxima com alguma morte. Não está na hora de termos alguma novidade ??


Então isso tudo aconteceu enquanto o presidente Lula pensa (??????) e os homens (tenho minhas dúvidas quanto a isso) de Brasília pensam e acham que a hora não é muito propícia para se rever a maioridade penal. Dizem que estaríamos agindo com emoção. E daí ?? Existe outro melhor momento ?? Acho que não.


Há uma semana, o menino João Hélio, foi assassinado, um crime que chocou e causou comoção ao país e levou novamente centenas de pessoas às ruas pedindo medidas urgentes. Mas nessa hora todos se esquivam com alguma desculpa de momento e ainda temos que ovir o Lula falar que se tivermos esse pensamento da diminuição da idade penal que daqui a pouco estaremos condenando um feto com a possibilidade dele cometer um crime. Alguma novidade em ouvir o Lula falar uma merda dessas ?? Também não.


Infelizmente o que acontece é isso mesmo. Um é assassinado hoje, fala-se durante um tempo sobre o crime, sobre o que se poderia fazer e não se faz mais nada. O crime cai no "esquecimento" dos outros, mas para as famílias que ficaram destroçadas, fica para sempre a dor, a saudade, a lembrança que nunca se esvai.


Não ouvimos mais falar no crime de Gabriela morta há 4 anos atrás na entrada do metrô, nem também da Luciana baleada na Universidade Estácio de Sá e que ficou tetraplégica, nem da Ana Cristina, empresária do Grupo Gerdau, assassinada no bairro do Leblon, há 4 meses atrás. Somente o silêncio. E nada se fez de nenhum desses crimes para cá. Crimes que chocaram também a população, mas que acabaram entrando para as aterradoras estatísticas da violência que impera no Rio de Janeiro.


Estamos além do fundo do poço. Este já passou sobre nossas cabeças a muito tempo. Não existe como acham os homens (??) de Brasília o melhor momento. O momento é agora. O momento já foi ontem. O momento já foi há 4 anos atrás. Com ou sem emoção é preciso resolver isso já.


Se diminuindo a idade penal irá acarretar aumento na população carcerária, não tem problema. É fácil resolver isso. Basta construir novos presídios de segurança máxima. O Brasil é tão grande. Falta dinheiro ?? É muito fácil resolver isso. Seria muito fácil resolver isso. Bastava que adiassem reformas bestas no Palácio do Planalto. Troca de carpetes, mobília, carros, cortinas, decoração nova, nada disso é necessário para um presidente que arrota dizendo que governa para o povo. Me engana que eu gosto.


O dinheiro então não seria problema. Teríamos que mudar também a mentalidade da direção dos presídios e obrigar os presos a trabalharem para obter os benefícios, que seriam comida e estadia. Pois hoje, as prisões para certos presos nada mais são do que "spa´s" de onde eles, comem, dormem e tocam seus negócios através de seus celulares.


Temos também que exigir mudanças com relação ao tempo de permanência do preso na cadeia. Não é possível nem admissível que um marginal que assassinou uma pessoa, saia por bom comportamento com apenas uma parte da pena cumprida. Bom comportamento ?? Como bem disse Maitê Proença no programa Saia Justa: " O que seria bom comportamento ?? Ir dormir na hora certa e escovar os dentes ?? ". O preso não deve ter bom comportamento independentemente de qualquer coisa ?? Então que história é essa de sair por bom comportamento ?? E o preso que quebra a cela, queima seu colchão, arranca grades, ele por acaso tem a pena agravada por mal comportamento ?? Não. E o que acontece?? Nada. Eles quebram, nos pagamos, nos consertamos. Isso tinha que acabar. Quebrou a cama ?? Queimou o colchão ?? Dorme sem. Dorme no chão. E que não me apareça ninguém, alegando direitos humanos. Quero saber onde está o nosso direito humano. O meu, o seu. Onde está o nosso direito de ir e vir ?? Isso não existe.


Portanto, é preciso acabar com essa hipocrisia de melhor momento. O momento é hoje. É já. É urgente. Chega de esperar.


Senhores de Brasília, vamos trabalhar para o bem comum e não somente para o de vocês ??

Nenhum comentário: