sábado, abril 23, 2005

Para não dizer que não falei de flores...®


"Habemus Papam". Pronto escolheram o homem. E não se fala mais nisso. Só espero o Arnaldo Jabor goste desse Papa, pois do outro ele parece que não gostava... Mas na verdade, me desculpem mas não vou falar do Papa. Pelo menos hoje não. Mas achei que não deveria não falar nada. Pelo menos falei, mas repito: " Habemus Papam ".


Mudando da água para o vinho...


Como se já não bastasse a guerra civil que nós moradores do Rio de Janeiro estamos passando já há algum tempo, fomos brindados com outra "guerra", agora nos bastidores de América.


Também era só o que faltava acontecer. Mas essa foi de curtíssima duração. Salve-se quem puder !!! Mas paralelo a isso, parece que nossa Rosinha Garotinho está mais preocupada com o concurso de Miss Brasil. Nada contra o concurso em si, mas se o resto estivesse as mil maravilhas... Mas não está.


E olha que não só sou eu quem pensa assim. Uma reportagem da Newsweek, não me deixa mentir, quando afirma que o Rio está fora de controle. E a governadora preocupada em conseguir um outro fundo com livre controle para gastar onde bem quiser, e com o concurso de Miss. Isso não está me cheirando bem !!!!


Talvez seja por isso, que o Itamaraty tenha gasto no ano passado, R$ 519 mil com flores e decoração de eventos. Mas mesmo com tantas flores, o mal cheiro continuou. Agora vocês não podem me acusar dizendo que não falei de flores.


Mas aproveitando a carona das flores, talvez seja também por isso que o TJ resolveu incorporar 55 novos Santanas à sua frota. Pelo menos foram carros nacionais, né ?? Sorte nossa que não seguiram o exemplo do Lula quando encomendou o Aero-Lula para uma empresa estrangeira. O rombo seria maior e mais difícil de engolir.


Como se fosse fácil engolir que a moda aqui no Rio de Janeiro é ver garotas de classe média indo morar em favelas enamoradas por traficantes. Sei que o amor é cego, a justiça é cega, mais os traficantes assim, acabam dando uma leve impressão de que eles são o que está na crista da onda.


Mas enquanto garotas cariocas se rendem ao tráfico, outros jovens, nossos vizinhos, nos dão uma aula de crueldade, vandalismo e sei lá mais o que. Antes foi com um índio, depois com um mendigo e agora com uma cadelinha e seus filhotes. Para a história se repetir, fica claro, que enquanto não se punir severamente crimes como esse, eles irão se repetir sempre.


Já é tempo de se rever a questão da maioridade penal. Se um jovem pode votar, deveria também poder responder por seus atos. Se continuarmos a acobertar os jovens que hoje cometem cada vez mais crimes, estaremos perdidos. Ou melhor, mais perdidos.


Mas parece que ninguém está muito preocupado com um indio morrendo em chamas ou um mendigo. Muito menos uma cadelinha de rua e seus filhotes, sendo arrastada por um carro. Estão sim preocupados em arrumar cargos para seus filhos e familiares, preocupados em enviar um avião da FAB para buscar o presidente do Equador deposto e que nos pediu asilo político, como se nós não tivessemos mais nada com o que se preocupar.


Esqueci que como diz Caetano: "Tudo é lindo!!!". Estamos no melhor momento Brasil. Desemprego em queda, salários dos trabalhadores em alta, violência controlada, os hospitais estaduais e municipais trabalhando com força total, crianças tendo uma educação decente, o Lula realizando tudo aquilo que prometeu.


Mas ai nesse instante, vejo que o nosso momento Brasil está bem além de dois passos do paraíso, como cantava a Blitz. Mas rezo e espero que esse momento não demore tanto que me obrigue a cantar: "Eu nasci há dez mil anos atrás"...

Nenhum comentário: