sexta-feira, junho 27, 2008
Mulheres de Cabul - Harriet Logan
quarta-feira, junho 25, 2008
Agora é Lei!! Será??®
Assim como o ministro Gilmar Mendes, presdiente do Supremo Tribunal Federal (STF), e tantos outros brasileiros conscientizados com esse problema, também fiquei feliz com a nova lei seca aprovada pelo Congresso Nacional, que irá coibir com punições mais rígidas quem for flagrado dirigindo alcoolizado. Já estava mais que na hora. Mas como se diz popularmente: "Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa", e vejo com um pouco de medo essa nova lei.
Como disse, uma coisa é a lei existir e outra coisa é ela ser fiscalizada de forma séria para se valer e ser respeitada. Estar no papel mesmo que com a chancela do Supremo, do Congresso, não é sinônimo de que nossos problemas acabaram.
Pode-se dizer que vencemos uma etapa do problema. Mas não O PROBLEMA. Não quero ser pessimista, mas por toda a experiência que já temos, é preciso ficar alerta e além disso, exigir cada vez mais que não se pare de fiscalizar e que realmente haja a punição prevista. Que não se faça valer-se de habeas datas, habeas corpus e habeas mais o que existir para se tentar sair pela tangente. Como é comum acontecer aqui no nosso Brasil varonil.
Não se deve poupar ninguém. Seja essa pessoa rica ou pobre, tenha ela 18 ou 70 anos de idade, tenha ela um sobrenome de "peso" ou não. Não importa, afinal todos são iguais perante a lei, segundo o artigo 5º da nossa Constituição Federal. Portanto devem ser tratados de forma igual.
O que no entanto me preocupa, e aí acabamos entrando em outros problemas, que são o da corrupção, dos baixos salários dos políciais - que em alguns casos é usado como justificativa para os porquês da corrupção. Mas não vou entrar nesse mérito agora. Isso nós já sabemos. E sabemos também, que apesar de baixos os salários muitos policiais são pessoas corretas. É claro, é a cara e a coroa. Sempre temos os dois lados. Mas então, como dizia, espero que essas novas punições não sirvam apenas para inflacionar a propina dada ao policial que a principío está exercendo a sua função.
Sei que essa questão é muito delicada, mas não podemos ser hipócritas ao ponto de achar que agora tudo irá mudar, que as pessoas que são inconseqüentes e dirigem após beber vão acordar amanhã conscientes de que o carro que elas dirigem após beber é uma arma e que portanto a partir de agora irão de taxi ou de carona, ou que além disso, essas mesmas pessoas irão aceitar de bom grado se forem pegas a arcar com todas as novas punições e que não tentarão o tal "jeitinho" brasileiro tão conhecido. Calma, falo do jeitinho do lado da cara. Pois temos o jetinho do lado da coroa.
Outra preocupação minha, é que agora que isso é novidade poderá - e espero - ser até fiscalizado de forma mais severa mas que com o tempo isso vá perdendo o efeito e fique como já ficaram muitas novas leis, alí, só no papel e em esporádicas fiscalizações.
Temos é que exigir que nossas leis novas ou não sejam respeitadas, cumpridas e fiscalizadas e que não precisemos mais de novas vítimas inocentes para se acender novamente a luz amarela de alerta e se começar todo o processo novamente.
terça-feira, junho 24, 2008
Escuridão Na Clareira - Miguel Reale Júnior
quinta-feira, junho 19, 2008
Como Se Sabe!!!!®
terça-feira, junho 17, 2008
O Amanhã Será Eterno - Salem Cury
Um livro profundo, triste e que nos coloca numa posição de muita reflexão. Diante de um relato real, nos deparamos com a dor, a fragilidade do ser humano. A sua luta para seguir com sua vida em frente apesar do duro golpe sofrido. Suas esperanças, seu superamento, nos traz uma lição de vida e com certeza fará diferença na vida de muitas pessoas que acham que tudo está perdido. E não está.
Nota: 8
quarta-feira, junho 11, 2008
Cai cai balão...!!®
Sempre se falou, se alertou do perigo em se soltar balões. Mas será que adianta? Claro que não. Adianta falar que se deve usar cinto de segurança? Não dirigir ao beber? Que o cigarro causa câncer? Não. Não adianta. Poucos são os que se conscientizam e seguem esses alertas.
Mas ainda estamos longe, do ideal. A prova disso foi o acidente que ocorreu a uma semana em Copacabana, onde um balão entrou pela janela de um apartamento e feriu gravemente, Flavia Brandão, ou o registro de um balão caindo incendiado na pista do aeroporto próximo a um avião que parece estava reabastecendo e de vários outros acidentes, alguns nem noticiados.
As pessoas parecem brincar com a vida dos outros. Desrespeitando o direito à vida e a lei existente. E o que me causou total revolta, foi a matéria exibida no Fantástico da Rede Globo, no último dia 8 de junho, onde um grupo de baloeiros, onde o empresário Edward Kaczan junto com coronéis da Polícia Militar e um Brigadeiro reformados, que disseram com a cara mais limpa que soltam balões, vão continuar soltando, pois consideram isso uma arte e que, pasmem, não reconhecem essa tal de lei que proíbe essa prática.
Não poderia ter sido pior. É revoltante - já até disse isso - assistir à pessoas aparentemente instruídas - não sei em que escola - dizerem absurdos como esse em rede nacional. Não existe isso. Amanhã então, vou cometer um crime, e quando vierem falar comigo, vou alegar que não recoheço essa tal lei que me faria ficar preso. Dever-se-ia ter dado voz de prisão a todos eles, se fosse cabível. Pelo menos a um processo terão que responder. Não tem como não.
Mas vocês não devem estar entendendo, como isso me deixou *###@!¨*. Queria entrar pela tela da tv e olha que ela é plana. Não disse plasma. Ainda não tô podendo. Não sei se em vocês causou essa mesma sensação. Mas ao lembrar da Flávia Brandão, a vítima do acidente em Copacabana e que trabalha com as mãos que foram afetadas por essa imprudência, a coisa fica pior. E pior que o sujeito que soltou esse balão não tem como ser identificado.
São essas coisas que no nosso dia-a-dia vão acontecendo que me fazem perguntar até onde o ser humano é capaz de ir. Estamos vivendo numa época em que o sentido da vida perdeu seu maior sentido seja com um marginal soltando um balão, ou atirando por um tênis, ou por alguns trocados, ou mesmo para roubar seu carro. Não importa muito o objeto em si. O que importa é que estamos sendo dominados por marginais e já está mais do que na hora de darmos o nosso grito de BASTA!!!, e gritar mais ainda exigindo alguma solução.
E só um aviso a esses marginais: "O Ministério da Saúde alerta que soltar ou brincar com balões de festa, não é prejudicial à saúde nem ao meio ambiente"
ISSO PODE!!!! e Nossas florestas agradecem!!!