sexta-feira, setembro 25, 2009

Um mata e a outra esfola®


Será que alguém tinha ainda dúvidas se a Comissão de Constituição e Justiça (???) iria aprovar o reajuste nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal? Eu não. O resultado é que o aumento para o nosso judiciário como um todo irá gerar uma tsunami, um impacto anual de “meros” R$ 283 milhões.

Questões envolvendo aumento de salário são sempre muito delicadas. Na verdade todos merecem um aumento de salário. Quando isso ocorre por merecimento é melhor ainda. Mas existem momentos e momentos para se conceder esses aumentos. E também existem àquelas categorias que deveriam ter prioridade em seus aumentos. O que acho que não seria o caso do nosso judiciário. Pelo menos não nesse momento em que se começa a discutir a vontade de renascer a CPMF, batizada de CSS, pois dizem que não há dinheiro para se investir na saúde. Atchim... Saúde.

O presidente Lula sancionando esse aumento do judiciário abre um enorme precedente para que professores, médicos, principalmente – categorias extremamente importantes e desprezadas – também se sintam no direito de exigir um aumento já. Hoje. E totalmente merecido, diga-se de passagem. E que não venham com o papo que isso é assunto do próximo governo. Próximo é o cacete. Tem que ser para ontem.

Porque então não adiaram a reforma do Palácio do Planalto? Se o Lula pelo menos ficasse um pouco por lá. Mas como é sabido, ele gosta mesmo é do Aero-Lula.

Sem falar nos cursos pagos pelo Senado a seus servidores. Antes que atirem a segunda pedra (a primeira eu já atirei), acho importante se estudar, incentivar a leitura, promover cursos e o aperfeiçoamento de funcionários. Mas alguém poderia me explicar qual a importância de um curso de capoeira em Cingapura? Inglês no Havaí? Medicina do Sono? Rússia no mundo moderno? Curso contra terrorismo em Washington? Problemas europeus em Portugal? Esse aqui é surreal: Gestalt – Terapia e curso vivencial em constelações familiares.

Coisas do nosso Senado. Será que nosso homem incomum, Sarney estava sabendo disso? Ou ele simplesmente desconhece (também) esses cursos e essa forma tão afável que o Senado trata seus servidores? Parece até coisa de mãe para filho. Cuidar tão bem da educação assim.

E para fechar com chave de ouro e esfolar de vez, a filha do homem incomum, Roseana Sarney, nomeou a filha de Epitácio Cafeteira – um dos maiores aliados políticos da família – Janina Cafeteira Afonso Pereira, como gestora de programas especiais da Casa Civil com um salário módico que varia entre R$ 6 mil e R$ 7 mil. Fora o outro cargo que já ocupa no Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas.

Não tava meio que proibido esse tal de nepotismo cruzado? E mesmo que não seja cruzado, no meu entender é nepotismo amigo. Se não existe isso, acabei de instituir.

Enquanto me encaminho para meu analista para uma sessão extra e me refazer disso tudo, aguardo ansiosamente a abertura de vagas para um curso que fui informado acontecerá em breve, falta definir o local se será em Brasília, na Faixa de Gaza ou em Honduras, mas que me pareceu muito interessante: Como digerir um fato absurdo sem o comprometimento do sistema digestivo e sem o aumento da pressão arterial combinado com uma alimentação saudável e a baixa do colesterol. Informaram que é um curso rápido, duração de 18 meses com direito a um acompanhante e uma bolsa (que não é família) para despesas básicas de transporte e moradia. Essa parte achei confusa, mas o que não é confuso nesse governo?

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: