sexta-feira, setembro 04, 2009

Vamos engolir mesmo essa CSS?®


“Era uma vez um povo bom e amigo que acreditava em Papai Noel. Só tarde demais descobriram que Papai Noel era o Diabo”


Günther Grass – O Tambor

Não há nada nesse mundo que me convença do contrário. Acho que Günther Grass é outro gênio. Um visionário. Um Papa das palavras. E ele viu isso já em 1959. Que coisa.

Como dizia Cazuza, o tempo não para. E não para mesmo. E aproveitando isso temos que nos mobilizar seja lá de qual forma for e impedir que o governo no apagar das luzes nos de presente mais um “imposto”, a CSS (Contribuição Social para a Saúde), que já peca pelo nome. Se é mesmo uma contribuição não deveria ser imposta, pois até onde eu sei, contribui quem quer, quem pode e quem não tem juízo (em alguns casos). A grande verdade é que se é algo que não queremos e eles lá em Brasília querem enfiar pela nossa garganta a todo custo, então é imposto. Que sejam honestos pelo menos uma vez e assumam que é um imposto e tirem as aspas.

Mas felizmente tem gente lá em Brasília que não quer. E nós também não.

Uma coisa que não entendo é como com uma queda na arrecadação que alegam que existe como ainda se tem coragem de se enviar ao Congresso um projeto pedindo abertura de crédito orçamentário no valor de R$ 77 milhões para se comprar um prédio em Londres para instalar a chancelaria da Embaixada do Brasil naquela cidade. Precisa ser em Londres? Precisa ser um prédio? Precisa ser agora? É uma região estratégica para o Brasil?

Seria também estratégico para o Brasil e continuando minha listinha de coisas que não entendo sem esquecer a queda na arrecadação alegada pelo governo, que nosso ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e faltando apenas duas horas para encerrar o prazo, enviasse projeto de lei para a Câmara que daria um aumento de 14,09% para os ministros da Corte? Aumento? De salário? Precisa ser agora?

Tudo bem que eles podem até merecer, a vida está dura, o mundo em crise, a inflação controlada, o dólar estável, mas tem coisas que não basta somente o merecimento. Tem que poder ($$$$) e acho que o governo num tá podendo. A não ser que ele esteja escondendo o jogo, quero dizer, o dinheiro, ou melhor, melhor deixar isso quieto.

Merecimento por merecimento o que dizer dos professores, médicos, policiais que não ganham nem de perto nem de longe a terça parte do salário de um ministro. Lembrando que cada um tem o seu papel importante em nossa sociedade. Mas a vida é assim. Fazer o que? Tentar ser ministro.

Mas mesmo assim para chegar lá, é preciso uma base, uma boa escola, educação e isso se faz como? Nem preciso responder.

O importante disso tudo é que não podemos diante do que vem acontecendo hoje no Senado, do que já aconteceu num passado recente na Câmara, simplesmente aceitar uma CSS que dizem será destinada somente para a saúde e nós já vimos esse filme com a CPMF. Sabemos que no fundo não é bem assim. E põe fundo nisso. Eu não acredito. Não existe credibilidade nenhuma de que se aprovada a nossa saúde irá melhorar. De que realmente isso é a solução.
A solução é outra. É uma maior transparência em tudo o que fazem. O que não existe. Eles tentam mascarar essa transparência, mas é tudo opaco.

Opaco ou não acharam o Belchior. Estou mais aliviado. Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, o dono do rapaz apenas latino americano sem dinheiro no banco (esse não ia pagar CSS) apareceu como por encanto. Até agora não entendi qual foi a da caça ao Belchior. Parecia até um foragido. Do nada disseram que ele sumiu e do nada disseram que ele apareceu. Alguém realmente estava procurando Belchior? Eu até gostava das músicas, mas se temos a Vanusa...

Que, diga-se de passagem, deu um show cantando o nosso hino nacional e que deverá ser cantado somente por ela em solenidades oficiais. Até porque foi assim que o Lula conseguiu entender de uma vez por todas nosso hino.

Abafa o caso. Eu vou, mas eu volto.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: