segunda-feira, novembro 30, 2009

A Liberdade é Amarela e Conversível - André Giusti


André Giusti escreve uma série de contos e diria que como gente grande. O toque poético é visível. Alguns contos você vai rir e outros até se emocionar. Pelo menos eu me emocionei e até chorei. Poderia destacar sem sombra de dúvida O imenso mundo das pequenas coisas sem importância" que é talvez na minha opinão o carro chefe do livro. Com seu toque poético André vai com certeza te surpreender e fazer com que você viaje também junto com ele no Puma GTS amarelo para onde você quiser que ele te leve. É preciso somente se deixar sentir.


Nota: 9.0

sábado, novembro 28, 2009

Um Livro Por Dia - Jeremy Mercer


Para os apaixonados por livros, por literatura em si será um livro apaixonante. Aqui não há suspense, mortes, investigações. Há sim amor, paixão e aventura. Um Livro Por DIa é o tipo de livro para se ler quando se tem certeza de que você leitor está procurando por uma história diferente e sem àqueles ingredientes costumeiros. Aqui você vai encontrar o dia-a-dia de pessoas que se refugiavam na famosa Shakespeare and Company que foi refundada no pós-guerra por George Whitman. Uma livraira que tinha também sua função de abrigar quem não se importasse em dormir mal, comer mal e com quem Geroge fosse com a cara e que tivessem um espírito aventureiro literário. Jeremy então nos brinda com a sua história, a sua passagem pela livraria. Seus medos, frustrações, sonhos e sua vontade de escrever e de se tornar "o cara" de George.


Nota: 8.5

sexta-feira, novembro 27, 2009

A Carta®


“Excelentíssimo” Senhor Presidente da República,


Aproveitando o momento que o senhor foi cotado como sendo o 33º homem mais poderoso do mundo e como já nos aproximamos de sua saída (uhuhuhuhu \o/ - desculpas por isso, não me contive), resolvi dentro de toda a minha humilde humildade lhe escrever essas parcas linhas.


Não é porque o senhor já está indo embora que tem de teimar a querer economizar justo agora e justamente na luz. Solicita aí para pararem de apagar a luz. Ou o senhor pediu isso para que poucos vissem o senhor de abraços e carinhos com o Ahmadinejad? Que coisa feia isso, senhor presidente. Logo você que eu tinha (cof cof cof) em alta estima! Mas descobri que a vida é assim mesmo. Cheio de intempéries. Só pode ser. Já que a Dilma vive atrás do senhor, pede para que ela assopre um pouco essa nuvem negra que paira sobre sua cabeça.


Senhor presidente, já que estamos jogando aberto e quero lembrar que estou dentro de toda a minha humilde humildade, que coisa foi essa (de novo) com o seu filho Lulinha? Ele está bem de saúde? Conheço um posto de atendimento do SUS que não tem fila. Posso indicá-lo. É de um hospital em Alagoas que está fechado ou se preferir tem outro em Goiás. Porque fiquei preocupado quando li que o “sucatinha” o avião da FAB que serve à Presidência estava quase pousando em Brasília quando recebeu ordens de voltar a São Paulo e pegar o Henrique Meirelles, Lulinha e outras pessoas não identificadas, mas que chamaram de convidados. Convidados de quem? Convidados para que? Se tivesse sido agora isso, poderia até imaginar que seria para assistir ao seu filme, mas como isso foi em outubro. Eu já te disse isso senhor presidente, as m%#@ que a gente faz sempre aparecem um dia. Elas boiam.


Já que estamos falando de coisas que boiam e aproveitando que você acha que Sarney é uma pessoa incomum e está mais próximo dele, pergunta para ele se ele não teria também uma oportunidade para este escrevinhador, pode ser a mesma da Elga Mara. Se ele (Sarney) disser que não se lembra direito do nome, fala que ela é uma antiga colaboradora da família. É aquela mesma que desde 2003 se reveza em cargos comissionados no Senado, quase todos garantidos por indicação do atual presidente pessoa incomum da Casa, JS. (melhor já mostrar intimidade). Senhor presidente, o senhor acredita que ela agora é produtora de pesquisa e opinião do Senado, com um salário de R$ 12.264,68? No meu nem precisa ter os centavos, arredonda para R$ 12.300,00. É por causa da Cabala, de Jesus e de Madonna. Tudo bem que ela é concursada, foi a última classificada no concurso para uma única vaga em que só 5 se classificaram. Eu gostei foi dos remanejamentos de vagas feitos e que resultaram na vacância do cargo que ela então pode ocupar. O governo quando quer tem uma logística de causar inveja.


E ainda aproveitando o tema das coisas que boiam, porque na verdade tudo acaba tendo certa relação, o senhor ficou sabendo da última do Deputado Edino Fonseca? O mesmo que propôs pagamento de pensão a quem deixasse de ser gay, lembra senhor presidente? Pois é, meu colega Ancelmo Gois me contou que ele subiu à tribuna da Assembléia e se indignou com a qualidade do papel higiênico da Casa. Senhor presidente, vou lhe dar um conselho de amigo e para que Vossa Excelência possa sair por cima da carne seca, da carne molhada, da carne que for. Libera uma verba extra e melhora a qualidade do papel, pois acredito que com tudo que tem acontecido durante seu governo se o papel for aquele que arranha vai ter muita gente sem conseguir sentar direito. E não queremos isso.


Pelo menos não no seu governo, não é mesmo senhor presidente.


Espero do fundo do meu humilde coração que o senhor tenha um resto de governo calmo, sem muito revés e que fique mais por aqui. Aproveita que está rolando a Feira da Providência para visitar os países que o senhor ainda não foi e para rever os que o senhor já visitou. É mais barato e é logo ali.


Ah, não poderia esquecer-me de pedir ao senhor que me ajude na minha campanha, pode ser?


Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.


Um forte abraço,


Claudio Schamis

quarta-feira, novembro 25, 2009

Hoje é o seu aniversário! "Prepare-se" - Antonio B. Constante


O livro reune uma série de crônicas envolvendo situações nossas do dia-a-dia e como em todos os livros de vários contos e crônicas, você terá diante de si a chance de um bom entretenimento, variando nesse caso de crônicas que irão arrancar boas gargalhadas, passando por outras que farão você sorrir e outras que farão você não achar graça alguma.


Nota: 5.5

sexta-feira, novembro 20, 2009

Uma vela por favor®


Em tempos de apagão nada melhor do que uma vela. Pode até rolar uma lanterna, mas vela é mais romântico.


E foi esse romantismo que faltou a Dilma Rousseff, a chefe da Casa Civil, quando esta deu entrevista na quinta-feira passada. Segundo me contaram, ela exagerou no tom professoral e cuspiu ironias. Ela não foi nem um pouco elegante. E mostrou que na crise ela é isso mesmo. Nada legal para uma pré-candidata para ocupar a cadeira que hoje é de Lula, seu melhor amigo de infância.

Acredito que até seja bom que essas coisas venham à tona agora para depois não falarem que alguém não avisou. Mas por via das dúvidas é bom ter o aviso perto do seu título de eleito: cuidado com ela. Ela quando fica enfurecida pode até morder. O que não é a postura que procurarmos para nosso próximo presidente. Mas será que isso adianta alguma coisa?

Adiantar talvez não adiante mesmo, mas é bom sempre alertar. Igual faz o Ministério da Saúde com o cigarro e com relação aos remédios. “O Ministério da Saúde informa: Dilma faz mal para a saúde. Ao persistirem os sintomas, aguente os 4 anos. Mas isso somente no caso dela se eleger.”

Who knows? You do?

E por falar em “I do”, quero só ver quem será o deputado que terá coragem de dizer: “I do” se perguntado se ele por acaso quando é quinta-feira ele da aquela passadinha no plenário para dizer que vai não vir, registra sua presença e se manda para o aeroporto. Na verdade a alma dele está no plenário enquanto o corpo ausente (do plenário) está presente no aeroporto. E assim nossos deputados fazem papel de gazeteiros. É moçada temos deputados e deputadas fazendo gazeta e tirando onda com a nossa cara.

É impressionante como eles são ligeiros nesse ofício. Quem sabe eles estão treinando para as Olimpíadas de Brasília? Será que teremos um novo Bolt? Já pensou? O Bolt de Brasília. Já até temos candidatos. Paulo Rocha (PT-PA) registra sua presença no plenário às 9h16 e já às 9h36 está no aeroporto. Uau!! Ernandes Amorim, 8h27 registrando presença e às 9h36 (também) já está no aeroporto. Será que está rolando um clima entre Amorim e Paulo? Ou será que serão da mesma equipe de corrida sincronizada? A lista de gazeteiros é grande.

Será que o Lula sabe?

Sabendo ou não tem sempre uns que correm para defender esse time de incautos. Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) – logo você? – e Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA). Explicações deram aos montes. Mas eu que não sou como o Zagalo, não engoli.

Outra coisa que não engoli e nem precisava falar é ouvir o Lula dizer que o mensalão (lembram?) foi golpe da oposição. Eu pelo menos queria que ele se definisse de uma vez por todas. Ele está apontando muitos culpados para todos os problemas do mundo. E ele não se enxerga como um problema. Ele acha que ele é a solução. É pode ser. As Organizações Tabajaras tem muitas soluções também.

Quando a culpa não é da oposição é da imprensa, quando não é dela são dos brancos de olhos azuis, como também pode ser do FHC. Do Sarney nunca!!! Ele não é uma pessoa comum. Pode ser culpa do apagão!!

E já que falei do apagão e Lula disse que não descansará enquanto não souber o que aconteceu, eu já acho que ele ira convocar uma reunião quando por acaso tiver passando por Brasília e dizer que muito provavelmente foi um plano arquitetado por inimigos do governo com o intuito de afetar sabe-se lá o que na verdade foi a oposição, a imprensa, o FHC e os brancos de olhos azuis, que se juntaram numa espécie de “pool” e contrataram um estagiário e disseram que quando ele acabasse de digitar seu currículo que ele poderia ir embora e que não se esquecesse de desligar tudo.

Então resumindo, a culpa do apagão é do estagiário.

Mas o que Lula não sabe é que na verdade esse estagiário foi contratado por um ato secreto e sem concurso público. E como ele não usa minissaia será poupado e não perderá seu estágio nem seu ticket refeição, bolsa família, bolsa celular, bolsa reciclada para fazer suas compras no supermercado, insalubridade, férias, 13º e 14º, seu apartamento funcional e o motorista particular.

Mas essa parte Lula dirá que nunca soube.

E depois do apagão sofrido por nós era de se esperar que este permanecesse na cabeça da galera da Câmara dos Deputados que acha que depois do acontecido melhor reformar tudo. Por isso a Câmara prevê gastar R$ 74, 5 milhões na reforma de prédios residenciais e na construção do novo anexo.

Afinal é merecido. Estamos no momento propício. A crise acabou. Estamos bem na saúde, educação, transporte. E já que parece que esta sobrando… A ordem é gastar. Gastem. Usem o que há de melhor. Mármore, queremos muito mármore. Do melhor. Mas deixem um pouco pois quando se morre, costuma-se usar mármore para as lápides. Se bem que pensamentos como esse de (alguns) de vocês não representa a morte política de ninguém. Infelizmente.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

sexta-feira, novembro 13, 2009

“Os Ignorantes”®


Não tem muito tempo, Lula chamou àqueles que criticam o Bolsa Família de ignorantes. Eu na verdade não critico especificamente o programa, mas tenho minhas (muitas) ressalvas e acredito que na cabeça limitada do Lula mesmo essas (muitas ou poucas) ressalvas me fariam fazer parte do grupo “Os Ignorantes”.

Presidente Lula, com todo o respeito: Ignorante é você!

Motivos para achar isso tenho de sobra. Aliás, temos de sobra. Pelo menos uma parte de nós que somos seus críticos. Você até que fez uma coisa ou outra legal, mas no balanço geral, deixou a desejar.

Lula, recebi o vídeo de uma entrevista sua do ano de 2000, onde você aparecia bem mais novo e sem nenhum cabelo branco criticando veementemente o governo daquele momento que distribuía cestas básicas. Você falava que o governo com isso queira fazer com que o voto fosse feito com o estômago e não com a cabeça. Lembra disso?

Pois é né presidente....
Mas a ignorância não está bem ai. E sim na sua citação de que algumas ações do PSDB parecem ações de Hitler. Você realmente acha isso? Lula, sabe quem foi Hitler? Talvez não. Se pelo menos você gostasse de ler até te emprestava uns livros esclarecedores. Mas para quem vai receber de braços abertos o presidente do Irã, Ahmadinejad, talvez seja um comentário até coerente, pois ele nega o holocausto. O que adianta você em datas judaicas festivas aparecer numa sinagoga sorrindo?

Ignorância também está em achar que ninguém está percebendo uma pré-campanha pró-Dilma que vocês vem fazendo. Inclusive ela. Isso não pode!! Ou é porque você é presidente e poooode? Acho que não.

Pelo visto agora pode tudo!! Mas não deveria.
Lula, o ministro Hélio Costa vai te procurar e te apresentar um projeto que iria distribuir celular de graça. É o Bolsa Celular. Mas celular não é não celular? Pra que a Bolsa?
Hum... acho que já até sei pra que. Abafa o caso.

Ministro!!! Lula!! Faz isso não. Ainda mais que seriam para as pessoas inscritas no Bolsa Família. E como tem muita gente que nem precisa e está no Bolsa Família, imagina controlar isso? Lula, tô te pedindo!! Diz não. Deixa para o próximo governo.
Se bem que depois do que a Dilma falou a seu respeito, você é bem capaz de dizer sim. Né não? Dilma para quem não sabe disse que Lula dá de 400 a zero em FHC. Ou melhor, disse que o atual governo dá melhor no coro que o anterior.

A prova disso está nos dados inflados e divulgados pelo governo federal com relação ao que se investiu em educação no país. O governo diz: “Nunca se investiu tanto em educação”. É pode ser. Tem até creche que está só no papel, mas que segundo o relatório apresentado teria beneficiado vários alunos. Um verdadeiro milagre. Só pode ser coisa do “cara”. Outra coisa “legal” que prova que Dilma deve estar corretíssima, foram alguns prédios populares construídos com os recursos do PAC que desabaram no Ceará. Agora só falta abrir uma CPI para apurar alguma coisa, já que esse é um governo que gosta de uma CPI.

Em vez disso, uma vez que CPI é uma prerrogativa para acabar sempre com uma bela pizza, deveriam aproveitar melhor o tempo e em vez de tentarem (ainda) discutir a criação da CSS ( ou seria a volta da CPMF?) , deveriam olhar com olhos sadios e não de míopes o descaso e abandono de vários hospitais espalhados pelo país. O que corrobora ainda mais o que Dilma falou. Dá mesmo de 400 a zero.

E aproveitando o placar, vale comentar que Beltrame, nosso secretário de Segurança, um pouco antes do apagão que me deixou orfão de assistir ao meu seriado “Lie To Me”, voltou atrás e pediu desculpas em ter dito um dia antes que o Rio não é violento. O Rio é violento. (PT saudações)

E só para fechar e já que estamos falando de violência se preparem, pois o cantor Belo está cotado para assumir o lugar de Netinho em seu programa de TV pois este sonha em ser senador.

Nem sei o que é pior se isso ou ouvir a cantora Stephany responder que não é de Áries e sim do Piauí.

E como o bicho tá pegando para a festa dos Desembargadores...

Melhor tirar o time de campo. E ler um bom livro.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

quarta-feira, novembro 11, 2009

Estado Crítico - Robin Cook


Estado Crítico é mais um livro de Robin Cook que consegue te prender e despeja adrenalina pura no decorrer da história. Existem momentos em que você até tenta sair lendo em disparada como se tentasse acompanhar a cena que se passa em sua cabeça. Sem contar que nesse livro temos a dupla de médicos do IML, Laurie e Jack, mais uma vez envolvidos numa ótima trama. Não tem como negar, histórias que trazem personagens que nos encantaram por algum motivo em outros livros dão muito mais prazer ao que já era certo: um ótimo livro.


E que venham mais aventuras de Laurie e Jack.


Nota: 9,5

sexta-feira, novembro 06, 2009

Lula Pop Star®


É realmente um fenômeno. E não estou falando do Ronaldo. Por incrível que possa parecer é do Lula mesmo. É impressionante, mas Lula está em alta. Mesmo que seus adversários e críticos continuem falando mal, Lula além de ser o ”cara” ele agora é “Jesus Cristo” (???).

O mundo está mudado. As pessoas estão mudadas e mudando a cada instante. A cada flash. Os valores dessas pessoas estão mudando também. Umas até nos decepcionam um pouco outras nem tanto.

Obama por exemplo chamou Lula de “o cara”. Louco? Lunático? Depressivo? Ruim da cabeça? E Chávez que o comparou a “Jesus Cristo”? Louco? Lunático? Usuário de drogas? Mas Caetano que é Veloso chamou-o de “analfabeto”. Intelectual? Professor de português pós reforma ortográfica? Cantor? Vai saber!

A verdade é que não sei mais. Como diria Sócrates, o filósofo: “Tudo o que sei é o que nada sei”. Então sou como Sócrates, eu (quase) nada sei.

A única coisa que sei é que pelo menos o Chávez não deve estar muito bom da cabeça, pois um presidente que comprara outro presidente, no caso Lula a “Jesus Cristo“ e limita o banho de seu povo em 3 minutos e que agora declarou guerra ao ar-condicionado não deve ser levado muito em conta. Ainda mais quando defende um 3º mandato para Lula. Se fosse para presidir lá nem me oporia, mas aqui? Tenho pena daquele povo. E Chávez, gostou tanto? Pode levar. Logo o ano de 2010 chega e Lula vai estar livre e desempregado. Nós até pagamos a passagem.

E como passagem me lembra viagem e viagem me lembra Lula e Lula me lembra Dilma, é bom ficarmos de olhos abertos, pois mesmo antes de ser eleita presidente (quem sabe talvez, todavia, portanto) Dilma já mostra que gosta de uma viagenzinha. Ela agora está em tudo que é canto do mundo junto com Lula. Vai ver ela já aderiu ao mesmo programa de milhagem do Lula. Isso para mim tem cheiro de pré-campanha. Mas cheiro não se discute. Se sente.

E outra coisa que já me preocupa também foi saber como Dilma pensa e analisa os fatos. Dilma que prestou depoimento recentemente, disse que o mensalão não existiu e que Zé Dirceu é um “injustiçado”. Ela é corajosa. Mas uma ótima notícia. Ainda há tempo.

Só não há mais tempo de pedir que deputados se ocupem com assuntos mais importantes e que tragam benefícios reais àqueles que os colocaram sentados nas cadeiras que ocupam na Câmara. Nós. É um absurdo que na altura do campeonato Valdir Colatto (PMDB-SC) autor do projeto de se criar o Dia Nacional da Cachaça tenha recebido aval do relator do projeto, Reginaldo Lopes (PT-MG). Digo mais porque Valdir que é ruralista não pensa em projetos para melhorar alguma coisa justamente nessa área? Mas não. Agora se aprovado no plenário da Câmara e depois no Senado, o texto segue para sanção presidencial. E ai...

É realmente só estava faltando isso, o dia da cachaça. Agora estamos completos. Estamos bem de saúde, de educação e nem é necessário dizer que em questão de segurança nunca estivemos melhor. Aqui no Rio então... Num é mesmo Beltrame? Para quem não é do Rio, Beltrame é secretário de segurança do Rio e disse que o Rio não é violento. Só às vezes cai um helicóptero aqui, uma bala perdida ali. Mas isso não atesta o Rio como cidade violenta. Afinal não estamos falando do Iraque nem da Faixa de Gaza. Estamos falando da Cidade Maravilhosa, sede das Olimpíadas 2016 e a cidade que tem outra cidade dentro dela: a Cidade da Música.

Por isso é que eu sempre digo...

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.