sexta-feira, novembro 20, 2009

Uma vela por favor®


Em tempos de apagão nada melhor do que uma vela. Pode até rolar uma lanterna, mas vela é mais romântico.


E foi esse romantismo que faltou a Dilma Rousseff, a chefe da Casa Civil, quando esta deu entrevista na quinta-feira passada. Segundo me contaram, ela exagerou no tom professoral e cuspiu ironias. Ela não foi nem um pouco elegante. E mostrou que na crise ela é isso mesmo. Nada legal para uma pré-candidata para ocupar a cadeira que hoje é de Lula, seu melhor amigo de infância.

Acredito que até seja bom que essas coisas venham à tona agora para depois não falarem que alguém não avisou. Mas por via das dúvidas é bom ter o aviso perto do seu título de eleito: cuidado com ela. Ela quando fica enfurecida pode até morder. O que não é a postura que procurarmos para nosso próximo presidente. Mas será que isso adianta alguma coisa?

Adiantar talvez não adiante mesmo, mas é bom sempre alertar. Igual faz o Ministério da Saúde com o cigarro e com relação aos remédios. “O Ministério da Saúde informa: Dilma faz mal para a saúde. Ao persistirem os sintomas, aguente os 4 anos. Mas isso somente no caso dela se eleger.”

Who knows? You do?

E por falar em “I do”, quero só ver quem será o deputado que terá coragem de dizer: “I do” se perguntado se ele por acaso quando é quinta-feira ele da aquela passadinha no plenário para dizer que vai não vir, registra sua presença e se manda para o aeroporto. Na verdade a alma dele está no plenário enquanto o corpo ausente (do plenário) está presente no aeroporto. E assim nossos deputados fazem papel de gazeteiros. É moçada temos deputados e deputadas fazendo gazeta e tirando onda com a nossa cara.

É impressionante como eles são ligeiros nesse ofício. Quem sabe eles estão treinando para as Olimpíadas de Brasília? Será que teremos um novo Bolt? Já pensou? O Bolt de Brasília. Já até temos candidatos. Paulo Rocha (PT-PA) registra sua presença no plenário às 9h16 e já às 9h36 está no aeroporto. Uau!! Ernandes Amorim, 8h27 registrando presença e às 9h36 (também) já está no aeroporto. Será que está rolando um clima entre Amorim e Paulo? Ou será que serão da mesma equipe de corrida sincronizada? A lista de gazeteiros é grande.

Será que o Lula sabe?

Sabendo ou não tem sempre uns que correm para defender esse time de incautos. Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) – logo você? – e Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA). Explicações deram aos montes. Mas eu que não sou como o Zagalo, não engoli.

Outra coisa que não engoli e nem precisava falar é ouvir o Lula dizer que o mensalão (lembram?) foi golpe da oposição. Eu pelo menos queria que ele se definisse de uma vez por todas. Ele está apontando muitos culpados para todos os problemas do mundo. E ele não se enxerga como um problema. Ele acha que ele é a solução. É pode ser. As Organizações Tabajaras tem muitas soluções também.

Quando a culpa não é da oposição é da imprensa, quando não é dela são dos brancos de olhos azuis, como também pode ser do FHC. Do Sarney nunca!!! Ele não é uma pessoa comum. Pode ser culpa do apagão!!

E já que falei do apagão e Lula disse que não descansará enquanto não souber o que aconteceu, eu já acho que ele ira convocar uma reunião quando por acaso tiver passando por Brasília e dizer que muito provavelmente foi um plano arquitetado por inimigos do governo com o intuito de afetar sabe-se lá o que na verdade foi a oposição, a imprensa, o FHC e os brancos de olhos azuis, que se juntaram numa espécie de “pool” e contrataram um estagiário e disseram que quando ele acabasse de digitar seu currículo que ele poderia ir embora e que não se esquecesse de desligar tudo.

Então resumindo, a culpa do apagão é do estagiário.

Mas o que Lula não sabe é que na verdade esse estagiário foi contratado por um ato secreto e sem concurso público. E como ele não usa minissaia será poupado e não perderá seu estágio nem seu ticket refeição, bolsa família, bolsa celular, bolsa reciclada para fazer suas compras no supermercado, insalubridade, férias, 13º e 14º, seu apartamento funcional e o motorista particular.

Mas essa parte Lula dirá que nunca soube.

E depois do apagão sofrido por nós era de se esperar que este permanecesse na cabeça da galera da Câmara dos Deputados que acha que depois do acontecido melhor reformar tudo. Por isso a Câmara prevê gastar R$ 74, 5 milhões na reforma de prédios residenciais e na construção do novo anexo.

Afinal é merecido. Estamos no momento propício. A crise acabou. Estamos bem na saúde, educação, transporte. E já que parece que esta sobrando… A ordem é gastar. Gastem. Usem o que há de melhor. Mármore, queremos muito mármore. Do melhor. Mas deixem um pouco pois quando se morre, costuma-se usar mármore para as lápides. Se bem que pensamentos como esse de (alguns) de vocês não representa a morte política de ninguém. Infelizmente.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: