Estou à partir de julho de 2007 postando dicas de livros que já li. Os livros não estão em ordem cronológica de leitura, o que só acontece à partir de Outubro. Espero que aproveitem.
Aqui está minha Biblioteca Particular toda catalogada, com fotos das capas dos livros, sinopse, editora, autor, nº de páginas.
http://claudioschamis.multiply.com/photos/album/27
E aqui está a parte da minha Biblioteca Particular de livros lidos, também toda catalogada com os mesmos dados da primeira, só que agora com meus comentários sobre o livro já lido.
http://claudioschamis.multiply.com/photos/album/29/
PS: alterei a data de postagem para 2009, para que essa mensagem fique sempre à vista de todos.
quinta-feira, dezembro 31, 2009
sexta-feira, dezembro 25, 2009
HO! HO! HO! É NATAL!!
Pois é o natal chegou e com ele a esperança de um mundo melhor. Um país melhor. Uma economia melhor. Um emprego melhor. Um salário melhor. Uns políticos melhores. Um mensalão melhor. Um Arruda melhor. Um DEM melhor. Um presidente melhor.
E é esse o espírito de natal. Todo natal há essa renovação em nossas esperanças.
Parece até coisa de filme da sessão da tarde, onde o bom velinho traz em seu saco, cueca e meias, além de presentes essa outra coisa mágica. Inexplicável para muitos.
E é esse o espírito de natal. Todo natal há essa renovação em nossas esperanças.
Parece até coisa de filme da sessão da tarde, onde o bom velinho traz em seu saco, cueca e meias, além de presentes essa outra coisa mágica. Inexplicável para muitos.
É verdade que muitas dessas esperanças a cada ano acabam tendo que ser repetidas, pois alguém deve estar irritando Papai Noel. Ele não nos está atendendo nesses pedidos.
Onde foi que eu errei? Mas como diz o ditado: “A esperança é a última que morre”.
A minha infelizmente já morreu. Mas como dizem que milagres existem quem sabe eu não seja surpreendido esse ano. Eu estava até merecendo.
Um milagre posso falar que vi acontecer. O governo lembrou-se dos aposentados. HO!HO!HO!
Mas como milagre que é bom dura pouco, não poderia ter sido diferente, o povo de lá entrou em recesso e o caso Arruda, só em 2010. Só espero que as imagens não percam a qualidade pelo tempo e as gravações o áudio até chegarem à conclusão de que aquilo era dinheiro, de que era o Arruda e de que não existe distribuição de panetone.
Afinal isso é só o Papai Noel que faz. E o Arruda está mais para outra coisa, mas que é no momento indizível.
Mas o que ainda pode-se dizer é que Lula que esteve tão pertinho de mim (olha que perigo!), pois veio ao Rio de Janeiro inaugurar o Metrô de Ipanema, uma estátua em homenagem a João Saldanha (Salve ele) no Maracanã e obras do PAC no Complexo do Alemão, é que ele realmente deve se achar “o cara”. Além de dar pitaco nas eleições de outros países como Honduras e Irã, Lula que estava em clima de comício – ninguém do TRE percebe isso? - aqui no Rio com Dilma, quer dar pitaco aqui na nossa área. E “reelegeu” Cabral por mais 4 anos. Lula, cada um no seu quadrado, por favor.
Não quero dizer com isso que Cabral isso ou aquilo. Está ainda muito cedo para tal.
Pelo menos ele não “reelegeu” o prefeito Eduardo Paes, que prometeu uma coisa e vai enfiar por qualquer buraco que seja, inclusive pelos muitos que temos nas ruas e calçadas, a taxa de iluminação pública. Só queria saber onde estão os interruptores dos postes que teimam em ficar acesos em plena luz do dia? Ou será que vão criar um 0800 onde você ligou vem um funcionário apagar a luz?
E já que estamos falando de luz e do Rio de Janeiro (me desculpem os outros estados), seria bom que iluminassem um pouco as idéias de nossos políticos e que parassem de vender uma imagem falsa de como é nosso sistema de Metrô. Não se enganem. Não é nada disso que você viu. Atenção COI vocês foram enganados. Queria ver a delegação do COI (Comitê Olímpico Internacional) andando de Metrô na hora do rush. Nosso governador e nosso prefeito não teriam coragem de fazer isso. Tentem vocês aí andar de Metrô entre 7h e 9h ou entre 17h e 19h. Oh, estou falando com vocês, Sergio Cabral e Eduardo Paes. Andar de Metrô em trem especial (leia-se somente para eles) e com ar condicionado funcionando é maravilhoso. Até eu. Até tu. E olha, acho difícil consertar até 2014.
Não adianta, para ver o real problema é preciso vivenciá-lo. Sentir na pela. Acho que não adianta somente receber relatórios. Sabe como é né? É um papel que hoje está no topo da mesa e amanhã como por milagre – existem milagres fora da época de natal -ele desaparece e vai parar no topo de baixo daqueles tantos outros relatórios e aí... O tempo passa. O tempo passa, acaba o (seu) reinado como por milagre e aí... Vira meta e promessa do próximo no cargo. Existem coisas que não se podem adiar. É o povo que vota em vocês que sofre todos os dias com superlotação de Metrô, linhas com ônibus de menos, falta de transporte em algumas regiões, e falta de transportes para deficientes físicos com cadeiras de rodas. Desrespeito total, absoluto e irrestrito. Parabéns!!!
Para quem anda de carro com motorista e ar condicionado, metrô nos olhos dos outros é refresco, se bem que está mais para uma sauna. Se pelo menos pulverizassem eucalipto nos trens, ia ficar tudo bem. Era serviço completo e nem poderíamos reclamar. Quem sabe renderia até uns votos.
Sauna, votos, Lula, DEM, Enem, Bolsa Família, Bolsa Celular, meias, cuecas, Dilma, Sarney, Senado, atos secretos, deputados que se lixam para nós, deputados que constroem seus castelos, sungas vermelhas, quebras de decoro, Brasília, lama e mensalões à parte, espero dentro do possível que todos tenham um feliz natal com saúde, prosperidade, paciência, esperança (sempre) e um dinheirinho no bolso, que 2010 vem ai, mas 2009 ainda não acabou.
Mas claro sem esquecer das minhas “tchutchuquinhas”: as baleias.
Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.
FELIZ NATAL! FELIZ CHANUKÁ!
Marcadores:
arruda,
bolsa familia,
brasília,
DEM,
dilma,
eduardo paes,
lula,
presidente,
sarney,
sergio cabral
sexta-feira, dezembro 18, 2009
É quase natal!®
Por mais que eu tente sair da mesmice como pediu uma leitora minha lá do Paraná – que também disse que sou perspicaz e mordaz -, o Lula e outros tantos leitores não me deixam mudar um pouco o foco, até porque até final de 2010 todos os holofotes ainda estarão voltados para o Lula.
E o Lula para quem ainda não sabe (eu continuo não sabendo) é “o cara”. Além de ser o “novo” filho do Brasil, além de ser a 33º pessoa mais influente do mundo e agora foi eleito pelo jornal espanhol “El País” como personagem do ano. Só não li em que categoria: comédia, drama ou terror mesmo.
Lula é o terror!!!
Até onde Zapateiro, El primeiro-ministro espanhol , conhece o Lula? Se Zapa (para os íntimos) for se basear na propaganda feita pelo PT na TV vai se dar mal. A propaganda que poderia se dizer enganosa infla dados e deixa de lado realizações de antecessores. Legal isso. Tudo como manda o figurino. Tudo jogado às claras, aliás, como sempre foi o governo Lula.
Mensalão? No PT? Nunca. Atos secretos? Sarney? Nunca. Collor, Renan pessoas da mais alta categoria e idoneidade? Claro, tem dúvida? Severino Cavalcanti? Jader Barbalho? Romeu Tuma? E por ai vai. Vai encarar? ProUni, Bolsa Família. Algum ignorante quer reclamar? Sim. Eu.
Ah, Zapa você pode vir a se arrepender...
Que o Lula mesmo falando merda literalmente é um cara com jeito bonachão e que encanta a (quase) todos eu não vou negar – até tu Obama? -, mas daí enaltecer Lula e elevá-lo a ser a coisa mais maravilhosa que aconteceu ao Brasil e ao mundo tem um abismo ai. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Ah se todos soubessem...
Li recentemente um livro que falava sobre o Lula e o que ele mais gosta de fazer. Viajar (claro que tem outra cosia, mas deixa para lá). E isso ninguém pode negar. Até porque em 2009 Lula bateu o recorde de dias fora do país. Sorte nossa azar deles. Mas então, Lula não é essa flor e essa pessoa doce que aparenta ser. Está longe de ser. Ele é grosso, arrogante e com pessoas que ele não deveria ser: pessoas que o servem e que trabalham diretamente com ele. Mas a propaganda é tudo. É a alma do negócio.
Ainda quero saber que programa de milhagem o presidente aderiu e quem é seu publicitário.
Publicidade essa que não consegue esconder que somos quase 4 milhões de aposentados que ainda trabalham por pura necessidade. O que é bem triste.
Publicidade essa que não consegue esconder que somos quase 4 milhões de aposentados que ainda trabalham por pura necessidade. O que é bem triste.
Publicidade essa que não consegue apagar também o fato do deputado Prudente não ter sido tão prudente e ter deixado suas meias a mostra misturadas a sua carteira, pois só se via dinheiro. Dã!! E sempre terá um... Você queria que tivesse o que na carteira?
Meias, Arruda, deputado (im)Prudente e carteiras à parte, a verdade é nua, crua e de difícil digestão. E esta vem atrelada a pergunta que todo brasileiro e brasileira mais antenado deve estar fazendo: “Qual será ou o que será que estão nos preparando para a virada?”. Qual será o Show da Virada (fora o da Rede Globo)?
Se fosse para sugerir ou pedir seria que nossos políticos temessem o juízo final e que fizessem uma reformulação em suas vidas e nossas por tabela. Que vislumbrassem um país livre do índice quase 100% de corrupção rolando em Brasília documentada em gravações e fotos que dizem tudo, que exercessem o seu mandato da forma como lhe foi confiada, que ajudassem realmente a construir um país com P de prudência, P de pouca vergonha e não sem vergonha que é com S de Sarney, de Senado com seus atos secretos e de Sadia.
Aproveitem que Lula se mexeu e propôs tornar a corrupção um crime hediondo e mudem o foco de vocês ou de ramo. Existem coisas no mundo dos negócios que tem seu tempo de vida. Então, nem a poupança Bamerindus que dizia que o tempo passa o tempo voa e que ela continua numa boa. O tempo passou, o tempo voou, mas a poupança...
Então poupem nosso tempo, o tempo de vocês. Vocês que demonstraram tanta criatividade em tantas ocasiões faça dela algo produtivo. Eu garanto que muitos jornalistas e escrevinhadores como eu não vamos nos importar de ter que falar sobre outros temas ou começar a falar bem de vocês. Vocês não acham que seria um mundo melhor se fosse assim?
Já pensaram se em vez de só o presidente Lula ser considerado o filho do Brasil, “o cara”, a personalidade do ano e a 33ª pessoa mais influente (ou temida por alguns) do mundo, tivéssemos uma lista interminável de celebridades? Já pensaram vocês nessa lista? Então agora que é época de reflexão, novos projetos, sonhos, vislumbrem isso. E pode ser até capaz da Rede Globo querer fazer o remake da novela Celebridades.
Só não chamem a Vanusa para cantar a música de abertura.
Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.
Marcadores:
bolsa familia,
brasília,
collor,
lula,
presidente,
prouni,
renan calheiros,
sarney
sábado, dezembro 12, 2009
A m... e o presidente!®
Isso dá nome até de filme. Se bem que já está rolando um filme sobre a sua pessoa né presidente? O pessoal que mora lá no Leblon não gostou não. Me contaram que vaiaram. Mas com certeza deve ser essa elite que não sabe das coisas e que não está na m... como o seu povo querido. Pois povo que está na m... unido permanece na m... unido.
Vou só esclarecer o meu teclado tem um problema em falar palavrão. Ele se recusa a falar, por isso quando digito merda ela vira m e três pontinhos. Capiche?
Já as suas m... sei não. E com você não tem escolha ou a m... sai por cima ou por baixo. Dos panos. Ou por todos os lados.
Então, Lula meu querido filho do Brasil, que m... hein? Caracas, cara tu exagerou. Se era para chocar, clap, clap, clap. À Lula as sardinhas. Mas você agora não deve comer mais sardinhas não é mesmo? No mínimo um linguado. E que língua essa sua. Ou seria que m... é essa?
Lula começo a ficar já com saudades suas. Nunca um presidente foi tão generoso com jornalistas, colunistas, articulistas e redatores de programas humorísticos. Você é nota DEM.
Presidente vou te contar uma coisa que não se aprende na escola, não se aprende lendo ENEM se aprende em filmes: etiqueta. Não essa etiqueta de grife que pende de suas roupas atuais, estou falando da outra etiqueta.
Um presidente que se diz do povo não precisa falar m... para se fazer sentir do povo. Até porque não vejo o povo falando m... o tempo todo. Pode escapar uma aqui outra acolá. Mas o tempo todo só com você.
Uma coisa que aprendi ao longo do tempo é que uma pessoa que representa outras deve ou deveria ter uma postura séria e comedida. Deve sempre lembrar que esta pessoa no caso você, está representando mais de 180 milhões de brasileiros e brasileiras como gostava de falar seu amigo do peito e infância e dono do Maranhão, José Sarney nos tempos dele de presidente. Portanto me sinto mais uma vez envergonhado de ter você me representando onde quer que seja. Tudo bem que a m... que você falou foi em São Luis, capital do estado do seu amigo, mas você acha que a m... já não viajou pelo mundo? Ou você acha que m... precisa de carona em avião da FAB ou no Aero-Lula? Não. Não precisa.
Você se justificar logo depois dizendo que os outros falam muito mais palavrão que você é falar mais m... ainda. Nada justifica a m... que você falou.
Presidente você não precisa disso. Se isso foi uma tentativa de mudar a sua posição de pessoa mais poderosa do mundo, não vai ser assim. Cuidado: quem com m... fere com m... será ferido.
Tudo bem que as cosias em Brasília não andam muito bem, tudo bem que o seu encontro com o Ahmadinejad não foi lá essas coisas inteligentes de se fazer, tudo bem que o mensalão agora é do DEM e não do PT e tudo bem também que você acha o Sarney uma pessoa incomum. Mas não precisava ressaltar mais ainda as m... que impregnam o seu governo. Essas outras já não bastam?
Uma coisa é certa, m... se faz em casa e não na casa dos outros. O Brasil é nossa casa. É a casa do povo brasileiro e não é só sua.
Salvem as baleias. Não joguem m... no chão. Não fumem em ambientes fechados.
* Por motivos obvios a foto da m... não pode ser mostrada, somente a do Lula
sexta-feira, dezembro 11, 2009
Eu DEM que sabia!!!®
Diante de todo esse quadro que se pinta de Arruda o que nos resta? Já estamos nos encaminhando para o final do ano, está chegando o natal, daqui a pouco será hora de todos começarem a fazer o balanço de suas vidas durante o ano que passou. E pensar no que fez, no que não fez e no que gostaria de ter feito e não teve Arruda na cueca para fazer.
Eu também daqui a poucas colunas vou fazer o meu balanço também. E pensar em quem não critiquei, em quem critiquei e não deveria e em quem eu gostaria de ter criticado, mas tive um Arruda na cueca que me impediu de fazer.
Mas, não preciso esperar o final de ano para de público agora pedir minhas sinceras desculpas ao “nosso” “excelentíssimo” – Caramba, quantas aspas – senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o filho do Brasil (segundo o autor do filme), o “cara” (segundo Obama) e a 33ª pessoa mais poderosa do mundo (segundo a Forbes), enfim meros detalhes, adjetivos talvez – o que diria minha professora Miriam de português?
Mas então, deixando as firulas de lado, vamos ao que interessa. Desculpas, eu errei em te criticar quando o senhor disse que as imagens não falavam por si. Aquelas imagens, lembra? Arruda, mensalão, DEM, cueca, panetone. Ah ta não tinha panetone na foto? Tem razão. Mas panetone não fala. Mas o mais importante disso tudo é que o senhor parece que começou a entender, ou ao ouvir as imagens. E eu posso quase afirmar que foi por causa da TV ucraniana. Só pode ser. Ai deve ter aparecido legendas e o senhor captou a mensagem. Amado mestre. E já mudou o discurso. Disse agora que é algo deplorável. Muito bem. Clap, clap, clap. (para quem não sabe isso é uma onamotopeia palavra que imita um som no caso palmas) Pode comer a sardinha!
Não é que acho pela primeira vez na história de seus mandatos como presidente que concordamos com algo. É deplorável com D maiúsculo de DEM.
Mas ficamos por aqui em nossas concordâncias, né não?
Outra coisa, e as conversar telefônicas? O senhor vai ter coragem de dizer que nesse caso o que faltam são imagens? Que pode ser a voz de qualquer um? Que pode ser um sósia? Faça-me um favor. Vamos combinar.
E vamos combinar também que o senhor não tem porque ficar irritado com as perguntas de jornalistas brasileiros. Vou até te explicar. Como o senhor passa grande parte do seu tempo fora do país, onde os jornalistas iriam conseguir perguntar algo ao senhor? Em Brasília? Aliás, sabe ainda onde fica? Então nada mais normal que surgir uma pergunta ou outra sobre os pequenos escândalos que rolam por aqui enquanto o senhor não está na casa. Vai ver é por isso. Quando o gato sai os ratos fazem a festa. Não que o senhor seja o gato. E nem estou falando que seja o rato.
Outra coisa, não se faça de coitadinho reclamando que viajou 14 mil quilômetros para assinar alguns acordos e que ninguém perguntou nada sobre isso. Quer que eu pergunte, eu pergunto? Que tipo de caneta o senhor utilizou? A)Bic, B)esferográfica, C) Montblanc, D)lápis E)lapiseira 0,5mm, F) almofada de carimbo(segundo talvez Caetano) F) tinteiro G)DEMorou tanto que a tinta secou e vai ter que voltar outro dia?
Faz o seguinte, volta não. Fica por ai mesmo. Já é quase natal. Duvido que o senhor vá passar aqui no Brasil a virada do ano mesmo. O senhor até já perdeu a inauguração da árvore na Lagoa. E vir ao Rio pra que? Inaugurar a linha 1A do Metrô? Se fosse a linha 3B, mas 1A? E depois ainda pensa em se meter na favela para ver a nova UPP (Unidade de Polícia Pacificadora)? Eu te mando uma foto com legenda para o senhor entender e ouvir.
E aproveita a estadia por ai para conseguir analisar com outros olhos mais uma eleição. Já que você virou analista PhD em eleições pelo mundo, o que o senhor achou das eleições de seu amigo Evo Morales? A de Honduras tudo bem e a do Irã também, né?
Posso te pedir um favor? A Dilma não tá aí? Manda um beijo e parabéns para Dilma pelo niver dela dia 14.
E antes que o dia do niver da Dilma chegue e que me desculpem os meus opositores e críticos.
Mas, contudo, todavia, lá vai:
Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.
Eu também daqui a poucas colunas vou fazer o meu balanço também. E pensar em quem não critiquei, em quem critiquei e não deveria e em quem eu gostaria de ter criticado, mas tive um Arruda na cueca que me impediu de fazer.
Mas, não preciso esperar o final de ano para de público agora pedir minhas sinceras desculpas ao “nosso” “excelentíssimo” – Caramba, quantas aspas – senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o filho do Brasil (segundo o autor do filme), o “cara” (segundo Obama) e a 33ª pessoa mais poderosa do mundo (segundo a Forbes), enfim meros detalhes, adjetivos talvez – o que diria minha professora Miriam de português?
Mas então, deixando as firulas de lado, vamos ao que interessa. Desculpas, eu errei em te criticar quando o senhor disse que as imagens não falavam por si. Aquelas imagens, lembra? Arruda, mensalão, DEM, cueca, panetone. Ah ta não tinha panetone na foto? Tem razão. Mas panetone não fala. Mas o mais importante disso tudo é que o senhor parece que começou a entender, ou ao ouvir as imagens. E eu posso quase afirmar que foi por causa da TV ucraniana. Só pode ser. Ai deve ter aparecido legendas e o senhor captou a mensagem. Amado mestre. E já mudou o discurso. Disse agora que é algo deplorável. Muito bem. Clap, clap, clap. (para quem não sabe isso é uma onamotopeia palavra que imita um som no caso palmas) Pode comer a sardinha!
Não é que acho pela primeira vez na história de seus mandatos como presidente que concordamos com algo. É deplorável com D maiúsculo de DEM.
Mas ficamos por aqui em nossas concordâncias, né não?
Outra coisa, e as conversar telefônicas? O senhor vai ter coragem de dizer que nesse caso o que faltam são imagens? Que pode ser a voz de qualquer um? Que pode ser um sósia? Faça-me um favor. Vamos combinar.
E vamos combinar também que o senhor não tem porque ficar irritado com as perguntas de jornalistas brasileiros. Vou até te explicar. Como o senhor passa grande parte do seu tempo fora do país, onde os jornalistas iriam conseguir perguntar algo ao senhor? Em Brasília? Aliás, sabe ainda onde fica? Então nada mais normal que surgir uma pergunta ou outra sobre os pequenos escândalos que rolam por aqui enquanto o senhor não está na casa. Vai ver é por isso. Quando o gato sai os ratos fazem a festa. Não que o senhor seja o gato. E nem estou falando que seja o rato.
Outra coisa, não se faça de coitadinho reclamando que viajou 14 mil quilômetros para assinar alguns acordos e que ninguém perguntou nada sobre isso. Quer que eu pergunte, eu pergunto? Que tipo de caneta o senhor utilizou? A)Bic, B)esferográfica, C) Montblanc, D)lápis E)lapiseira 0,5mm, F) almofada de carimbo(segundo talvez Caetano) F) tinteiro G)DEMorou tanto que a tinta secou e vai ter que voltar outro dia?
Faz o seguinte, volta não. Fica por ai mesmo. Já é quase natal. Duvido que o senhor vá passar aqui no Brasil a virada do ano mesmo. O senhor até já perdeu a inauguração da árvore na Lagoa. E vir ao Rio pra que? Inaugurar a linha 1A do Metrô? Se fosse a linha 3B, mas 1A? E depois ainda pensa em se meter na favela para ver a nova UPP (Unidade de Polícia Pacificadora)? Eu te mando uma foto com legenda para o senhor entender e ouvir.
E aproveita a estadia por ai para conseguir analisar com outros olhos mais uma eleição. Já que você virou analista PhD em eleições pelo mundo, o que o senhor achou das eleições de seu amigo Evo Morales? A de Honduras tudo bem e a do Irã também, né?
Posso te pedir um favor? A Dilma não tá aí? Manda um beijo e parabéns para Dilma pelo niver dela dia 14.
E antes que o dia do niver da Dilma chegue e que me desculpem os meus opositores e críticos.
Mas, contudo, todavia, lá vai:
Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.
sexta-feira, dezembro 04, 2009
Não moro no Leblon®
Não moro no Leblon. Estou esses dias até me sentindo um pouco macambúzio apesar de também não morar em Búzios. E antes que alguém ou algum morador de lá do Leblon me jogue uma pedra ou me critique, a pedra está a uns 10 metros do prédio onde mora o governador Sérgio Cabral. É só uma dica – porque no escuro você não acha muita coisa, não é verdade? Afinal como esse povo de lá e o governador vem sofrendo com os apagões é meu dever enquanto cidadão ajudar e me solidarizar. Daqui a pouco uns por ai vão falar que é coisa da oposição. Coisa e tal.
E deve ser mesmo essa coisa e tal que fez com que o presidente (peguei você!) da Light José Luiz Alquéres soltasse uma pérola. Deve ser coisa de presidente então ou estar no contrato de trabalho. Segundo José os moradores do Leblon são mais exigentes que os da Baixada Fluminense. Você entendeu isso? Pois é. Nem eu. É que segundo este indivíduo os moradores do Leblon moram em um lugar mais abafado e se não tem luz não podem ligar o ar-condicionado e como tem mais acesso à reclamação,
reclamam mais. Ah coitados!!
Um dia se Deus quiser ainda vou morar no Leblon para poder junto com eles reclamar da falta do ar-condicionado e ficar só imaginando o que aconteceu no capitulo daquele dia de apagão na novela de Manoel Carlos, o seu Maneco que justamente (a novela) mora no Leblon. Mas acho que MC também mora por lá.
Por outro lado – on the other hand – os moradores do Leblon não teriam como por causa dos constantes apagões ouvir o que as imagens de políticos recebendo propina disseram. Sorte deles.
Realmente se você for analisar a leitura labial das imagens é complicado, pois acaba que cada um de nós terá uma interpretação diferente. É a mesma coisa que olhar um quadro. É bem abstrata essa questão.
Realmente se você for analisar a leitura labial das imagens é complicado, pois acaba que cada um de nós terá uma interpretação diferente. É a mesma coisa que olhar um quadro. É bem abstrata essa questão.
Eu hoje nem ia falar nada do Lula, mas ele não me deixa. Pego o jornal e lá está estampada mais uma pérola dele. Do filho do Brasil. Acho que já são saudades. Que pérola? É porque segundo o “nosso” senhor excelentíssimo presidente Luíz Inácio Lula da Silva as imagens como estão mudas pode ser que não seja bem isso que estamos vendo. Afinal se elas falassem, as paredes falassem e os travesseiros falassem, todos estaríamos mal na foto. Ou na imagem.
O que o ouvido não escuta o coração não sente. Só o bolso de quem escutou. E hoje nem é dia de feira. Tô precisando comprar urgentemente um Arruda. Quero dizer, uma arruda.
Por isso não vou me manifestar. Eu não ouvi mesmo o que as imagens falavam. Da mesma forma que a imagem de Lula chorando assistindo o filme sobre a sua vida pode ser uma porção de coisas e como não ouvi o tipo de choro que foi melhor ficar somente com a imaginação. E no dia em que essas imagens resolverem falar a verdade, aí sim que apareçam os advogados de defesa, de acusação e os do diabo. E que o tal de “photoshop” nem pense em agir.
Por isso não vou me manifestar. Eu não ouvi mesmo o que as imagens falavam. Da mesma forma que a imagem de Lula chorando assistindo o filme sobre a sua vida pode ser uma porção de coisas e como não ouvi o tipo de choro que foi melhor ficar somente com a imaginação. E no dia em que essas imagens resolverem falar a verdade, aí sim que apareçam os advogados de defesa, de acusação e os do diabo. E que o tal de “photoshop” nem pense em agir.
E falando em agir, seria prudente os amigos do presidente ficarem atentos, pois Lula pode estar apresentando sinais de que sofre de transtorno obssessivo-compulsivo. E são as imagens que mostram isso. O excelentíssimo senhor presidente tem visitado uma obra constantemente o que pode configurar o TOC. Já foram três visitas ao gasoduto Urucu-Coari-Manaus. E na última dessas visitas levou Dilma e inauguraram (???) juntos (o amor é lindo!) o que tem até nome de sinfonia e o que será conhecido pelo menos por ora como “A Obra Inacabada do Governo Lula”.
Como tive (poucas, diga-se de passagem) pessoas que reclamaram que sempre termino meus textos falando para salvarem as baleias, não fumarem em ambientes fechados e não jogarem lixo no chão, juro que em num átimo cheguei a ter uma nova idéia, mas achei que fosse lembrar na hora de escrever o ponto final e não lembrei mais.
Como tive (poucas, diga-se de passagem) pessoas que reclamaram que sempre termino meus textos falando para salvarem as baleias, não fumarem em ambientes fechados e não jogarem lixo no chão, juro que em num átimo cheguei a ter uma nova idéia, mas achei que fosse lembrar na hora de escrever o ponto final e não lembrei mais.
Perdoem-me essas pessoas e as outras (milhares, diga-se de passagem) que gostam da minha frase final de meus textos e nunca reclamaram.
E como minha querida professora de português, Miriam me ensinou é necessário amarrar a idéia e dar um fim a cada crônica, a cada história, a cada redação.
Por esse motivo vou simplesmente hoje dizer:
“The End”*
(*) Fim – NT.
Marcadores:
apagão,
arruda,
light,
luiz inácio lula da silva,
lula,
presidente,
sergio cabral
terça-feira, dezembro 01, 2009
Honoráveis Bandidos - Palmério Dória
Como diria algum desses personagens da televisão: "Sinistro". Só que é muito mais que apenas sinistro . Esse adjetivo é muito pouco. Chega a ser light, bem light. Se você gosta de emoções fortes, você vai encontrar. Prepare seu estômago. O que Palmério nos conta vai além do que você poderia imaginar. O burco não é mais embaixo. Não existe buraco sem que exista fundo. Não existe luz. Não existe túnel. É estarrecedor. Se você gosta de política recomendo que leia. Se você não gosta de política recomendo (também) que leia. Considere um livro de história. Sombria é claro, mas é história. A nossa história. Que bem ou mal muitos ajudaram a construir dando poder a quem não devia. Claro que muitas das vezes esse dar o poder não passou por nós. Foi conseguido por outros caminhos, outros métodos totalmente pouco heterodoxos. É impressionante que conforme você vai lendo mais enojado você fica. Mas dá para sobreviver. Você se depara com o impensável. Com o indigesto. Você acaba se perguntando quem é que irá sobrar ou te soçobrar. Foi um trabalho de grande pesquisa e que te entrega o retrato fiél do que ou de quem é o poder. De como ele é manipulado e tratado. Palmério não poupa nomes. E depois de virada a última página, você terá a resposta do porque o pessoal do clã dos Sarney repudiaram o livro e o seu lançamento. O segredo para quem como eu estiver elogiando o livro e incentivando a sua leitura é não ter em sua casa ou apartamento nenhuma porta blindex à mostra (e lendo o livro vocês saberão o porquê). No banheiro até pode. Até recomendo a leitura antes de 2010 e quem sabe este livro não te ajuda nas próximas eleições.
Nota: 9
Assinar:
Postagens (Atom)