sábado, abril 24, 2010

Sem circunlóquios!®


Brasília é agora uma senhora. É uma cinquentona. Fez aniversário ontem. Mas não temos o que comemorar. Só lamentar que uma cidade tão bonita criada pelos traços de Niemeyer tenha perdido o seu próprio traçado e seja lembrada como cidade da lama e sem esquinas. Tenho certeza que os brasilienses não merecem isso. Pelo menos parabéns a eles.

E parabéns a Lula por ter rezado para Deus mandar chuvas para o Nordeste. Ele só errou na dose. E disso dizem que ele entende. Será mesmo? Ou o problema está com o baiano Geddel que destinou a maior parte das verbas do ministério da Integração Nacional justamente para a prevenção de enchentes deixou a cidade no estado que ficou. Totalmente submersa. E agora estão pedindo mais uns trocados. Meros R$ 250 milhões. E agora, Geddel? Explique-se.

Pelo menos é o mínimo que você pode fazer. Ou vai querer me convencer e ao povo baiano que não é bem assim. Então é como?

E falando em como, como é que Marisa Letícia Lula da Silva conseguiu ser admitida no quadro suplementar da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz? É para dar os parabéns? O Lula sabe disso? Pois deram esse decreto para José Alencar assinar enquanto Lula encontrava-se indisponível e viajando. Estranho isso, pois a Ordem é destinada a galardoar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do governo brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Agora alguém me diz onde Marisa se enquadra?

Será que aturar Lula pode ser considerado um ato digno?

Lembrando que a Ordem do Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira. Então vou logo pedir a minha. Antes que acabe.

E antes que esgote todo o meu estoque de “parabéns”, parabéns, Sarney, por ter anulado a votação contra o diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), o que abriu caminho e colocou Paulo Vieira onde seu amigo e companheiro José Dirceu queria. Dentro da ANA. Coitada dela.

E vendo que tenho crédito ainda de “parabéns”, parabéns pela novela Belo Monte, onde só os homens de Brasília são capazes de atuar. É tudo pelo PAC a qualquer custo. Mas, Lula, o pai do PAC não está nem aí. E por que estaria também? Ele está parecendo e me lembrando até o deputado Sérgio Moraes, aquele mesmo que não está nem ai para a opinião pública.

E a gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando…

Só não sei até onde a Dilma vai levar essa sua fala onde está prometendo quase tudo ao povo brasileiro. Segundo ela é possível zerar o déficit habitacional, acabar com a pobreza e fazer a reforma tributária. Lembrando que ela tempos atrás disse que queria levar os brasileiros ao paraíso. Será Dilma então uma santa milagreira? Uma bruxa? Um Harry Porter de saias? Ou simplesmente uma mentirosa?

Dilma, você bebeu? Olha a campanha da Lei Seca, se beber não dirija!

Já pensou então Dilma dirigindo nosso Brasil varonil?

Eu até pensei e o que vi não gostei. Não que eu seja uma mãe Dinah de calças, mas não é preciso ir muito longe e nem é preciso tantos pensamentos assim. Basta olhar nossa realidade como um todo, como um conjunto de coisas e fatores e ver se o retrato, a foto está bonita.

E enquanto vocês estudam a foto…

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados. Lutem por uma educação digna.

sexta-feira, abril 23, 2010

Os Ossos Sagrados - Michael Byrnes


O autor Michael Byrnes nos leva em sua narrativa emplogante a viajar por Israel, Cidade do Vaticano, Roma. Uma relíquia é roubada dos subterrâneos do Monte do Templo, em Jerusalém. Soldados israelenses são mortos. Há tensão na região entre palestinos e israelenses. Uma investigação é iniciada. Muitas acusações, muitas desconfianças e um mistério. Começa também uma corrida contra o tempo para acalmar os animos. Existe muita coisa em jogo que se revelado poderia abalar várias religiões e mudar a fé de uma nação. Segredos, revelações, mortes.

Uma característica me chama a atenção no livro que foi a fórmula usada pelo autor para as passagens históricas do livro que lembra e muito Dan Brown. Há fatos interessantes e reveladores, porém em alguns momentos fica a sensação de que já vimos esse filme, mas para quem gosta do gênero um prato cheio, para quem nunca provou uma boa oportunidade para provar e gostar.

sábado, abril 17, 2010

Lula Acima de Tudo e Todos S.A!®


Antes de começar e cometer alguma injustiça – e talvez até violar a lei – com “nosso” (atenção nas aspas) presidente, fiz questão de recorrer ao pai dos burros – o dicionário como muitos o chamam – e rever a definição da palavra justiça e da palavra lei. Eu realmente não estava entendendo a definição que Lula tem de justiça e, por conseguinte, de lei.

Confesso que não vi nada de diferente e inédito que não tinham me contado ou que eu não sabia. Diferentemente de Lula, que diz não saber de muita coisa ou de quase nada. Não quero com isso dizer que sei de tudo. Não. Não sei.

Mas é público e notório que “nosso” (olha as aspas) timoneiro Lula perdeu a direção e a noção. E mais grave ainda demonstra sinais claros de que não deve ter lido a Constituição Federal nem que fosse durante uma de suas “poucas” viagens no Aero-Lula ou até mesmo entre uma inauguração aqui e outra acolá.

Lula quando declara: “Não podemos ficar subordinados ao que um juiz diz que podemos ou não”, está não só indo contra a Lei, mas mais ainda está se autodeclarando acima do bem e do mal. Se autoachando o tal. E, o mais grave ainda, ridicularizando a soberania da lei e o próprio Poder Judiciário.

Sinto-lhe informar que está na Constituição no artigo 5º que todos, eu disse TODOS, são iguais perante a lei. E dentro desse todos você está incluso. Até onde sei só o Sarney é uma pessoa que não é comum e talvez não faça parte do todos, como o senhor mesmo declarou. Além disso, no artigo 85º dedicado a você presidente, está lá que são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: o cumprimento das leis e das decisões judiciais. Precisa traduzir? Passar uma legenda? Tecla sap?

Lula, já imaginou se mesmo quando a lei e o juiz dizem uma coisa, e você faz outra, se não precisássemos e não tivéssemos a figura da lei e do juiz como seria nosso país? Acho que já imaginou sim, né não, Lula? Era tudo que você queria. Porque se do jeito que é já fazem o que fazem…

Não é à toa que já tem gente da imprensa internacional começando a falar mal de você. O mundo parece que aos poucos vai despertando e vendo que o príncipe pode ser um sapo.

Só que Lula parece não estar nem aí com a hora do Brasil e com nada. Por exemplo, o Ministério Público entrou com ação contra o leilão de Belo Monte, e Lula simplesmente ignorou e disse que a usina será feita de qualquer maneira. Doa a quem doer (essa fala já é minha). E vai doer no nosso bolso. Mas tudo bem, né? Depois da terceira acostumamos e quando acontece de novo nem sentimos mais nada. Vendo o Lula assim fico até apavorado. Já pensou ele numa arena de vale-tudo? Lula na cabeça. Ai que medo.

E quando o TCU aponta falta de critério técnico para a distribuição das verbas da Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional que tinha o agora ex-ministro Geddel Vieira Lima como titular da pasta e que destinou a maior parte dela para seu querido estado da Bahia, Lula aparece com unhas, garras e dentes e defende Geddel e diz que tudo que falem por ai é leviano com relação a esse assunto. E, depois da tragédia que devastou o Rio de Janeiro e Niterói e matou mais de 240 pessoas, ele diz que temos que pedir a Deus que mande a chuva embora do Sudeste. Pede então Lula, pede, quem sabe você é tão poderoso e vai assim conseguir resolver toda a dor que ficou.

Acorda Lula, pra realidade. Esse mundo de Peter Pan só existe na sua cabeça.

E já que é para acordar, vamos dar um sacode na justiça que por sua vez também erra quando solta no mundo um preso condenado de pedofilia depois de quatro anos de bom comportamento, porém sem nenhum acompanhamento. E o resultado é o estupro e assassinato de seis jovens em Goiás. E no Rio um empreiteiro que reagiu a um assalto matando um dos assaltantes e ferindo outro continua preso esperando e ao mesmo tempo a mesma justiça solta flanelinhas, procurados por crimes (homicídio e furto) sem sequer fazer o registro. Isso nos põe em xeque-mate. Temos urgentemente que rever nossas leis, mas isso não dá o direito de se contestar o que está ai para ser respeitado ou a determinação da lei e de um juiz.

Lula, Capiche?

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

sábado, abril 10, 2010

E o Rio Colapsou!®


Muitos já cantaram sobre a chuva; Jorge Ben que é Jor, Guilherme Arantes, Ivete Sangalo, Roupa Nova, Gal Costa, Peninha. Já Gene Kelly dançou na chuva e o Rio de Janeiro parou pela chuva. Parou só não. Ficou submerso. Ruas desapareceram e viraram verdadeiros rios, a Lagoa Rodrigo de Freitas abraçou as ruas no seu entorno e virou uma coisa só, o rio Maracanã virou um mar do tamanho do Maracanã, carros abandonados eram arrastados pela força das águas. Pessoas não conseguiram voltar para suas casas. Outras perderam suas casas. O comércio ficou praticamente fechado, repartições públicas não funcionaram – mais para isso nem é preciso ter chuva – encostas foram atingidas por desmoronamentos. Foi o caos.

E agora José?

Mas José não é prefeito, governador, deputado, senador e nem presidente. E agora?

Não adianta o prefeito Eduardo Paes dizer que numa escala de zero a dez, o Rio seria reprovado. Isso nós vimos. Nós sentimos. E tentar achar um culpado não deve ser a prioridade, até porque não é um, são vários – inclusive “nós” que ainda não aprendemos a cobrar de verdade soluções e “nós” que jogamos lixo no chão que ajudam bastante a entupir boeiros. E ficar nesse debate não irá levar a nada. Temos sim é agora sentar, planejar e executar. E rápido. Não podemos amanhã dizer que não deu tempo. O tempo não para e é preciso uma solução. É preciso a união de estado, governo e governo federal. Temos que montar um time com o objetivo de se evitar novamente o que se viu. Não importa se vários fatores da natureza contribuíram para isso, temos que estar preparados. Até porque algumas regiões sempre apresentam os mesmos problemas mesmo com uma chuva mais amena. E toda vez é aquele discurso que alguma coisa tem que ser feita. Pois façam! Não podemos ficar à mercê de talvez, quem sabe ou um estamos estudando se vamos conseguir uma verba extra. Não tem isso. Consigam. Parem a reforma do Planalto, não troquem os móveis, tapetes e vocês ai já terão alguns milhões para investir no que é necessário.

Por exemplo, tirar as pessoas que vivem em áreas de risco é muito mais importante do que comprar um tapete persa novo para a sala presidencial. Ou um novo sofá para a sala de espera. É só pensar que um tapete para o presidente pode ser o mesmo que algumas casas populares em área de não risco. E que o sofá são outras tantas casas. É possível fazer. Mas é preciso querer.

É sabido que quando eles querem, eles fazem. Não importa o quê. Quando querem votar aumento em seus salários, eles rapidinho votam, aprovam e conseguem a verba. Quando é para conseguir sediar uma Copa ou os Jogos Olímpicos eles fazem de tudo e disponibilizam verbas antes inimagináveis. Por quê? Tudo bem que isso irá trazer benefícios para o Brasil – não estou reclamando nem contestando a realização deles aqui – mas eu pergunto será que iriam conseguir toda essa grana caso a Copa e os Jogos não viessem para o Brasil? Será que teriam todas essas idéias e propostas de melhorias no Rio de Janeiro?

Seria tão bom que os políticos revissem seus conceitos.

E quem está em alta em matéria de conceitos são os homens de preto do TSE que mantiveram a multa dada ao presidente Lula por fazer campanha eleitoral para sua pupila-pré-candidata Dilma, fora do prazo permitido por lei. Lula por sua vez ironizou e disse que terá que trabalhar o resto da vida para pagar multas enquanto que o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto mandou bem ao dizer: “Ninguém foi eleito para fazer seu sucessor, mas para seu projeto de governo”.

E convenhamos Lula não é nenhum garotinho para bancar o “ixperto” e o respondão malcriado. Ele é o presidente. Mas será que isso ele sabe?

E falando em Garotinho… Até tu Dilma?

Baleias e cigarros à parte!

NÃO JOGUEM LIXO NO CHÃO. NÃO JOGUEM LIXO NO CHÃO. NÃO JOGUEM LIXO NO CHÃO.

sábado, abril 03, 2010

O filho do Lula - parte 2. A missão!!®


“A necessidade é a mãe da invenção” – Platão, A república, Livro II

Pois então, já que Platão falou da mãe e isso faz com que pensemos que se tem mãe existe um pai, os pais do PAC nunca leram Platão. Pois não há necessidade de outro filho. Pelo menos não agora. Para que inventar mais alguma coisa?

E eu nem sabia que Lula e Dilma estavam grávidos. Soube depois que aconteceu uma grande festa que custou à União os olhos, bochechas e cílios da cara (R$ 169 mil) – para a qual eu nem fui convidado e me pergunto até agora o porquê de tanta discriminação – justamente para anunciar com a maior naturalidade o nascimento do PAC- 2. O Estranho é que o filho PAC-1 nem está totalmente formado, completo. Faltam pernas, braços, dedos e cérebro. E nem por isso Lula e Dilma se importaram em adiar o nascimento de um novo filho que já vem com uma conta alta de “despesas” de R$ 1,5 trilhão. Por conseguinte a mãe Dilma muito emocionada e que se despede da Casa Civil para finalmente assumir que é candidata à Presidência disse: “Este é o Brasil que o senhor, presidente Lula, recuperou e construiu para todos nós. E que os brasileiros não deixarão mais escapar de suas mãos”.

Não é lindo isso? Diria até romântico? Poético!

Queria somente que me explicassem porque essa aula eu faltei na escola. Como um governo que diz ser sério, correto, transparente, antenado e preocupado com o bem-estar do povo e sempre disposto a tirar o povo da m… faz uma coisa dessas? O governo está simplesmente se atropelando. Ou querendo mostrar serviço onde não existe. E onde deveria existir. Para que prometer a construção de cinco hospitais – por exemplo – se nem as fundações do primeiro foram feitas e pessoas continuam morrendo nas filas de hospitais deficitários em leitos, médicos e remédios? “Olha vamos construir cinco, poxa!!” E depois só falta falar que as mortes que aconteceram foram contingências. Pera lá. Uma coisa é a pessoa morrer num hospital porque a doença estava avançada outra coisa é a pessoa morrer no hospital porque este não tinha como atendê-la decentemente ou simplesmente não a atendeu.

Não seria mais honesto conosco e com eles simplesmente aos poucos ir fazendo as coisas acontecerem? É muito estranho e parece que é um cala a boca em nós; o povo tão querido deles. “Olha só eu não prometi que ia fazer. Agora você senta e espera um pouco até porque o mundo não foi feito em 24 horas. Vai ler um livro ou aproveita e já espera na fila”.

Existem coisas que não podem esperar. Uma reforma nas instalações do Senado, Câmara e Planalto podem até esperar. Trocar móveis também. Mas escolas, estradas, hospitais e um transporte digno não podem esperar nem 5 minutos. Deveria ter sido até para ontem.

E isso independentemente de termos uma Copa e Jogos Olímpicos a caminho. Tudo bem que esses eventos irão trazer divisas para o país, e parece que o governo então por causa disso acordou e viu que tinha algo para fazer, afinal o que o mundo vai pensar de nós? Eu sou “o cara”. Só ser for pálida. O cara pálida.

E como índio quer apito, Lula resolveu agora que tem mais o que fazer do que ir com Dilma visitar obras atrasadas. Só irão agora às obras acabadas. Mas aí teremos um problema. Num tem obra acabada. O que fará Dilma então? Ah tá deve começar sua campanha de promessas de um mundo melhor. E Lula por sua vez vai assumir o papel de pacificador no Oriente Médio e também de debatedor na questão nuclear. Por isso dia 12 de abril não esperem Lula para o café, almoço ou jantar. Lula vai estar em Washington. Debatendo. Amém.

E como um Amém puxa outro, Amém e os parabéns ao Parlamento britânico que anunciou duras regras para acabar com a farra que havia por lá. Agora há limites para gastos com faxina, refeição e acomodação. Já aqui pelo menos no quesito faxina ia ser complicado!

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados. Eduquem bem nossas crianças.

quinta-feira, abril 01, 2010

Céu de Origami - Luiz Alfredo Garcia-Roza


Luiz Alfredo Garcia-Roza é um mestre brasileiro da literatura policial sem sombra de dúvidas. E o Delegado Espinosa personagem criado e que vive em Copacabana é o tempero que não pode falar em nenhum de seus livros. (como faltou no Berenice Procura)

As histórias são sempre muito bem tramadas e construidas. É uma ficção policial que da prazer em ler. A leitura flui de tal forma que você não quer parar.

E o que ajuda ainda mais a leitura ficar mais interessante é o local em que ocorre todas as tramas de Luiz com o seu Espinosa: a velha e conhecida Copacabana.

É lá que o Delegado Espinosa trabalha. Na 12ª DP, na Hilário de Gouveia.E de lá ele segue para o bairro Peixoto local onde mora. E todos esses locais exitem de verdade o que da um toque mais especial ainda na história. É como se ao andar por Copacabana tivessemos a chance de esbarrar com Espinosa e seu fiel escudeiro, Welber. Ou quando atravessassemos a Galeria Menescal ou estivessemos no árabe na própria Menescal.

É uma sensação estranha de passar, mas a história fica muito mais real quando conseguimos ao ler visualizar todos os caminhos e lugares falados. Eles são reais e estão logo ali.


Nota: 9,0