quinta-feira, novembro 24, 2005

O Lapso ®



Logo após Luís Inácio "Viajando" Lula da Silva ter confessado que cometeu um lapso ao dizer que era candidato, não pestanejei. Corri até meu minidicionário que fica na cabeceira da minha cama para tentar entender alguma coisa de tudo que saiu da boca dele. Sem trocadilhos maldosos, por favor. Até porque é algo raro ver e ouvir o que Lula tem a dizer, pois geralmente ele não sabe de nada, não fala nada e está sempre viajando assistindo filmes de fontes duvidosas. E continuo achando que não sabe mesmo.

Nem o lapso que cometeu. Que a meu ver não foi um. Foram vários e que não se pode contar com os dedos da mão. Nem de uma nem das duas juntas.

Mas não contente, recorri a outro dicionário, que confirmou aquilo que eu já temia. Lula é o lapso em pessoa.

Imagino quem votou nele e achou que seria uma coisa e está sendo outra completamente diferente e fora do contexto. O Lula é algo surreal.

Surreal que também é nome de chocolate é na figura de Lula algo amargo, de difícil digestão. Apesar de gostar de lula o molusco, dessa outra não gosto nem um pouco. Continua sendo uma pessoa despreparada, que acha que está no caminho certo, que faz tudo certo e o pior que está agradando. A gregos e troianos. Só se for mesmo, pois estes nem moram aqui no Brasil. Assim é fácil agradar alguém. Esse é o poder da distância. Tudo é belo, até a vida, quando se "namora" a distância.

E é de distância que Lula parece gostar, pois nunca está por perto. Por acaso esteve hoje no Rio de Janeiro para inaugurar uma plataforma depois almoçou com empresários, mas geralmente está no aero-lula. Olha aí um outro lapso.

Aliás estamos cercados de lapsos. Estamos no governo dos lapsos.

Mas quem cometeu o primeiro lapso, foram os mais de 40 milhões de brasileiros que votaram nele. E eu faço questão de dizer, que não fui um deles.

Depois, o que se assistiu foi um tsunami de lapsos, que nos deixa na situação em que estamos. Completamente à deriva. Pois nosso capitão deixou o timão a sua própria sorte.

Tanto é verdade, que parece que Lula e Palocci não estão falando a mesma lingua. Pois enquanto um diz que prefere sair a ser fritado, se bem que nem lula ele é, o outro, afirma que Palocci não sai até o fim do seu governo.

Mas o governo já não está no fim ?? Ou melhor, o governo já não acabou ??

Mesmo que ainda reste alguma coisa a ser feita, o que tenho sentindo numa das inúmeras pontas, é que o poder aquisitivo da grande massa está comprometido. O comércio está devagar quase parando e já estamos nos encaminhando para o final do mês e nada acontece. E pelo que leio, comerciantes como eu, estão pouco otimistas para o natal. E vale lembrar que as empresas já pagaram a primeira parte do tão esperado 13º salário.

E já que estamos falando de natal, a governadora Rosinha Garotinho, aqui do Rio de Janeiro para quem não conhece, - sorte sua - parece que resolveu retribuir o presente dado pelo desembargador que devolveu a ela e a seu querido marido, Garotinho, o poder de voltar a correr por uma eleição, e espero que no caso deles, só correndo mesmo, e tenta conceder benefícios para mutuários da Cenhab (Companhia Estadual de Habitação) e também para os devedores da Cedae. É claro que vale lembrar que estamos às vésperas de um ano eleitoral. E porque não lembrar que esse mesmo casal foi acusado de comprar votos e de distribuir "presentes" na véspera das eleições em Campos.

Isso na minha terra tem outro nome. Isso na minha terra é outra coisa. Só não vê quem não quer enxergar. E depois o final da história todos nós sabemos.

Menos o Lula, esse não sabe.

Depois não me venham dizer que foi um lapso, que não foi bem isso. Isso daqui a pouco não vai colar mais.

Mas parece que a história desse governo se faz de lapso em cima de lapso.

Ou será que tudo isso não passou de um lapso e tudo são flores, o Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve, nunca existiu mensalão, José Dirceu, Roberto "Bob" Jefferson, Marcos Valério, Delúbio Soares & cia são personagens fictícios criados por Monteiro Lobato, papai noel existe, tem um saci em pé na esquina da minha casa e quando achar uma lâmpada de Aladim vou ter meus três pedidos atendidos.

O que mais eu posso querer ??

Um lapso bem apertado para vocês.

Nenhum comentário: