sexta-feira, julho 31, 2009

Muitas coisas e nada!!®


Pressa. Agora Lula tem pressa que as coisas se resolvam. Sabe que eu também. Acho que talvez seja a primeira vez que concordo com o presidente. Mas a coisa para por ai, pois depois o encanto acaba e Lula volta a ser Lula, com suas frases de impacto e sua passividade de um covarde. Pois enquanto Lula culpa o céu, o mar, os inimigos, a oposição e até a imprensa pela crise que não é de ninguém e começa um joguinho de empurra-empurra, onde ele passa a responsabilidade de manter Sarney ao PT e esta é devolvida por Mercadante ao próprio Lula, a questão principal não é discutida, não é atacada, não é resolvida. Então se faz um recesso. Afinal roubar tanto dever cansar então nada mais justo do que férias remuneradas.

Se fossem pessoas sérias e focadas em enfrentar o problema como verdadeiros homens, não se faria recesso nenhum. Descanso só depois. Mas faltam pessoas focadas e verdadeiros homens por lá. É como se no meio de um incêndio os bombeiros resolvessem ir na esquina um minutinho fazer um jogo da mega sena que está acumulada.

E como o buraco é cada vez mais embaixo e a covardia de Lula fica mais latente, ele para não arranhar mais ainda a sua imagem de defensor-mor de Sarney tenta dar uma de bom moço pela frente e na frente das câmeras dizendo que não votou no Sarney, que não votou para eleger o presidente do Senado e que portanto o problema não é dele. Será que não? Ele não é o Presidente? Ou será que o é somente quando interessa a ele? Quando é para aparecer bem na foto lá está ele dentro de seu terno de corte impecável (nem sei se tão impecável assim) com seu sorriso de quem está comendo e gostando. Só que o que as câmeras não mostram é que nos bastidores Lula continua defendendo Sarney, o incomum. Mas quando o calo aperta, ele resolve passar um fim de semana em Paris e fica na fobia de acumular cada vez mais milhas e se manda daqui. Está sempre arrumando um encontrozinho ali e ali. Quase nunca aqui. Onde está o problema, onde está a crise.

Crise que claro existe em outros países. Corrupção essa que existe em outros países. A única que coisa que diferem eles de nós é no tratamento que se dá a esses problemas. E os fatos e fotos não me deixam mentir. Ainda não me sai da cabeça e da memória a foto onde três prefeitos, dois deputados e várias autoridades religiosas estão sendo levados algemados numa megaoperação realizada em Nova Jersey. Esta é a questão. Ali se faz, ali se paga. Aqui se faz, aqui continua a se fazer.

E se faz com estilo. Como a primeira-dama do Ceará, Maria Célia Ferreira Gomes que viajou para o Egito e Portugal de primeiríssima classe, fato esse desmentido pelo governo. Ela foi de classe executiva - ah bom!! - para representar o governo daquele estado. Ela foi numa missão hiper ultra super especial (vai sem hífen mesmo se for o caso de ter que deve ser um pouco mais barato) de representar o artesanato cearense na Europa e de representar o estado na Cúpula Mundial da Família + 4 no Cairo. Não é lindo? E ela nem cargo têm no governo. Vale uma ressalva. Nada contra o artesanato cearense. Só não acho correto elegerem um representante assim sem licitação. Acredito que muitos cearenses adorariam ter tido essa chance.

E se faz também sem estilo, como as verbas da Eletrobrás que foram parar no Instituto Mirante dos Sarney, e outras tantas coisas estranhas sempre envolvendo muito dinheiro e sempre os Sarney. É aquela história, fraude, dinheiro, desvio, Sarney, tudo a ver.

Mas tenho certeza de que se forem confrontar Sarney ele dirá: “Esse balanço patrimonial não é meu. Essa empresa não é minha. Essa verba não é minha. (e não é mesmo). Essa assinatura também não é minha. Eu só sou o presidente de honra. (que honra?). O Sarney filho não é meu. O filho não é meu. Toma que o filho é teu. Eu tinha essa empresa? A sala da presidência não é minha. Holerite com verba indenizatória de moradia? Onde? R$ 3.600.00? Sabe que não percebi! Essa identidade não é minha.”

Enquanto Sarney briga com sua memória e tenta descobrir sua verdadeira identidade, a crise vai se arrastando e anunciando que vem muito mais por ai.

E enquanto isso acontece continuem firmes pelo menos nesse propósito...

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: