sexta-feira, julho 24, 2009

Um, dois, três, gravando!®


Não me diga, a voz não é do Sarney, acertei? Pois é. Sarney deu para isso agora. Tudo ele fala que não é dele. A crise, o mordomo, os atos secretos, algumas das assinaturas dos atos secretos, a voz, o bigode, a mansão não declarada, o contracheque errado. Nada é dele. Vai ver que Sarney não é do Sarney. Sarney não existe. Ele é uma invenção de uma mente doentia.

Porém, todavia, contudo, não é isso que vejo. Alias vejo muito bem apesar de meu grau 3 de miopia. Que dizem não é nada não é nada, não é nada.

A única coisa que Sarney fala além de que nada é dele, é que é um injustiçado e que a culpa de tudo é da imprensa. Ah coitado!!. Afinal, são 50 anos de vida pública. Mas que na verdade esconde muita coisa.

Só quem não esconde nada até prova em contrário é o Lula. Esse muito pelo contrário. Fala o que der na telha doa a quem doer. Ele não quer saber. Não interessa onde ele está ou quem é sua platéia.

E para não deixar barato Lula disse em entrevista: “Não se pode tratar tudo como se fosse um crime de pena de morte. Que é preciso saber o tamanho do crime” – Nós imaginamos o tamanho do crime. Afinal roubo é crime. Lula continuou e disse ainda: “Uma coisa é você matar, outra é você roubar, outra é você pedir emprego.” – Ah ta, pensei que roubar e matar fossem a mesma coisa. E pedir emprego então? Posso aproveitar e pedir o meu? E Lula finalizou com outra pérola: “O que precisamos é não cometer um crime antecipado”. Por que depois pode?

Lula mais uma vez demonstrou que totalmente sem noção. Sem noção do ridículo em que se encontra a política, o Senado, suas falas, suas não falas, o seu país, que na verdade é nosso e está só emprestado para ele, e que graças a Deus, ano que vem adeus. Isso se não inventarem nada até lá. Lula lá já bastou.

Mas o que parece que não bastou foi a dose de José “Cassado” Dirceu que tem atuado para livrar Sarney das denúncias. E a dose de Renan Calheiros que tem também mexido seus pauzinhos e está de volta na área, sem falar do Collor que até abraço deu no Lula. O mundo está perdido. Ou melhor, Brasília está perdida. Ou será que nós é que estamos perdidos. Literalmente.

Perdidos ou não as denúncias não param de pipocar nos jornais e noticiários da TV. Antigamente dizia-se que certos jornais quando espremia espirrava sangue, hoje o que sai dos jornais é pura lama. E não é puro êxtase.

E tudo indica que o saco é sem fundo. Não sei mais o que falta acontecer para interditarem Brasília. É uma porrada atrás de porrada. Nem Mike Tyson distribuía tanta porrada. Uma verdadeira bola de neve em pleno Brasil pais tropical.

Tão tropical que existe recesso parlamentar. Mas será que se deveria ter recesso em pleno vendaval em Brasília? Será que na cabeça de certos políticos o recesso irá fazer a crise amainar? Ou que quando voltarem das férias nada terá passado de um sonho ou pesadelo para uns, e a vida seguirá seu rumo normal, se bem que como uns por lá falam que nem é preciso esquentar a cabeça que todos acabam voltando um dia como se nada realmente tivesse acontecido.
Não adianta se lamentar, pois o leite está derramado. Nem vou falar que tudo isso um dia passará. Não passará. A tendência é de piora. Não adianta promessas de moralização se a desmoralização continua enraizada dentro de muitos políticos que se lixam para a opinião pública, de muitos políticos que acham que nada vai dar em nada, de muitos políticos que tem a certeza de que amanhã é só aparar um bigode aqui, vestir um novo terno, colocar uma lente de contato, fazer uma plástica, perder uns quilos, ganhar uns quilos que poderão voltar com seu sorriso amarelo, cínico e falso para o lugar que eles acham que pertencem só a eles. Ou de políticos que nem precisam disso tudo para voltar. Eles simplesmente sabem. Como eu não sei. Mas eles sabem. E eles (infelizmente) voltam.

No mais só me resta lamentar sem é claro esquecer...

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. E não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: