sexta-feira, março 05, 2010

Organizações Lulajara!®


“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” – Fernando Pessoa.


Nada como uma frase que tem tudo a ver com o governo Lula para começar um novo texto. E imagino que cada um deverá interpretar e fazer a sua própria interpretação e tirar suas próprias conclusões. Tudo é uma questão de ponto de vista.

Pontos de vista à parte Lula é realmente incrível. Eu ontem estava calmo esperando o paredão do BBB 10, mas já pensava no que iria escrever hoje. E comecei a pensar que seria legal falar um pouco do aniversário da Cidade Maravilhosa que fez 445 anos cheia de problemas e promessas.


Mas, contudo, todavia, porém, Lula não me deixa. Lula, sempre ele. Um dia ainda sonho com ele.
O último pensamento de Lula a que tive acesso é cruel com os eleitores e com o povo de quem ele tanto gosta. Ou diz que gosta. Vai saber se depois à noite e entre as quatro paredes ele não fale horrores do seu povo.


Mas então, Lula disse doa a quem doer que está descobrindo coisas fáceis de fazer que não poderiam ser esquecidas pelos governantes. Segundo Lula, há quatro paixões na vida de um ser humano aqui no nosso Brasil que é gigante pela própria natureza, impávido colosso: um homem casar com uma mulher bonita ou uma mulher casar com um homem bonito; ter uma boa casa; carro e computador. E afirmou que o governo suprindo as paixões (carro, casa e computador) – mas não são quatro? E a mulher bonita e o homem bonito? Como é que isso fica? – todos os problemas do governo de sofrer represálias, passeatas, manifestações e campanhas e oposições acabam. Tipo Organizações Lulajara. Será que Lula agora quer virar o Chacrinha e em vez de abacaxi e bacalhau vai começar a jogar carros, casas e computadores para o povão? Ou quer dar uma de Silvio Santos?

Quer trocar o seu silêncio por um computador 386 usado? SIMMMMMMMM. Quer trocar sua não reclamação por uma casa com goteiras de um quarto sem sala e banheiro? SIMMMMM. Quer trocar sua satisfação com nosso governo de mensalões, lamas, meias e Arrudas por uma carcaça de fusca 68 e sem o IPVA pago? SIMMMMMMMMMMMM.

Pelo amor de Deus, será que nem quem defende Lula até a morte não consegue ouvir a real mensagem por trás dessa fala? Não é preciso que Freud faça a interpretação da fala e nem fazer análise para isso. Para todas as outras coisas sim. Para ouvir isso basta tirar os tampões do ouvido e os antolhos para enxergar o que “o cara”, o “homem do ano” está dizendo. O grande estadista está simplesmente cuspindo na cara de todos que basta dar uma de gênio da lâmpada e atender a esses anseios do povo que toda a sujeira será perdoada. Que o povo ficará tão absorto olhando para os computadores, carros e casas – sem falar na mulher e no homem bonito – que estarão em êxtase total. Com ou sem ponto G. Será que chegamos a esse ponto de nos vender por isso? Será então que o mote moderno do antigo, “cama, comida e roupa lavada” será “casa, carro e um computador com Windows 7” e será usado à exaustão pela Dilma?

E se juntarem isso com um pacote de carnaval e com o futebol então é a descoberta do ponto A, B,…,G,…,Z. Cabe até o alfabeto todo. E aí que entrem os cupins e façam a festa.


Até onde eu sei o futebol e o carnaval são uma paixão brasileira. Agora de onde Lula tirou que um computador é uma das quatro paixões do brasileiro? E o carro? Qual foi o instituto que fez a pesquisa? O mesmo que aplicou a prova do Enem? Ou o Lula só conseguiu contar até quatro?

Segundo ainda o pensamento do Lula, o sujeito com o carro ficará sábado lavando a calota do seu possante e à noite ficará navegando na internet. Depois ainda tem a mulher bonita e ou o homem bonito e quando for ver já é um novo dia e ele ou ela tem que trabalhar e com essa rotina não sobrará tempo para mais nada. Nem para reclamar, pensar e ver que o tapete está ficando cada vez mais alto de tanta sujeira e que as ruas estão cheias de lama. E que por trás dessas benesses todas está a máscara horrenda de um governo que acha que calou o povo.

Temos que ser mais que isso. Somos mais que isso. Lula não pode sair achando que somos tão pobres de caráter, ideias, ideais e que nos contentamos com uma pequena esmola enquanto eles armam a festa e não nos convidam.

Henry Ford disse uma vez: “O fracasso é só a chance para começar de novo, de forma mais inteligente”. Temos então agora em nossas mãos essa chance de recomeçar a história de um novo governo de forma inteligente.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados. (e atendendo a pedidos) Lutemos por uma educação mais digna nesse país.

Nenhum comentário: