domingo, julho 04, 2010

Medo Eleitoral!®


Antes que me atirem a primeira urna, peço muita calma nessa hora. Guardem suas vuvuzelas e jabulanis. Olhem para seu título de eleitor. Vejam a arma que vocês têm em suas mãos. Ponham as mãos na cabeça e não comecem a dançar o “rebolation”. O “rebolation” nessa hora não é bom, bom, como diz a música. É sério – música de fundo de assunto sério e a câmera um fechando em mim.

Amigo eleitor, eu lhe pergunto: e agora? – câmera dois fechando em mim – Você já parou para pensar o que será dessa eleição? Estou assustado e muito preocupado. Com você que assim com eu deve estar se descabelando para tentar digerir a listinha de alianças que foi publicada de nossos dois principais candidatos. O que foi aquilo? O que é aquilo?

Será que não temos escapatória? Será que teremos que engolir essas alianças e votar em nosso (suposto) candidato sem medo de ser feliz e de nosso futuro? E dessas alianças?

Isso me incomoda e muito. Se você acha bobagem, eu não. E aqui digo que com nenhum deles: nem Dilma e nem Serra. As duas listas me assustam. Como ficar tranquilo sabendo que os presidenciáveis estão fechando acordos com verdadeiros marginais da política? Pelo lado da Dilma; José “Pai” Sarney, Jáder Barbalho, Fernando Collor, Renan Calheiros, Roseana “Filha” Sarney, Garotinho e Marcelo Miranda. E pelo lado de Serra; Joaquim Roriz, Yeda Crusius, Jackson Lago (ai Meu Deus), Cássio Cunha Lima, Expedito Júnior, Orestes Quércia e Roberto “Bob” Jefferson.

Não sei que lado é pior. Os dois empatam. Difícil isso.

E mais difícil ainda é ouvir de um petista envolvido na campanha de Dilma que diz que, “infelizmente”, os candidatos buscam alianças levando em consideração a possibilidade de votos e o tempo na TV dos partidos. Faça-me o favor. É ridículo isso. Isso é se vender barato ou caro demais.

Outro argumento é que não se nega apoio em campanha eleitoral. Será que não? Porque iria querer que um político que foi denunciado e está sendo investigado fosse jogar no meu time? Isso é um pensamento jurássico. Ou no mínimo retrógrado.

Será que sendo assim a melhor opção é o “unidunitê”? Eleição é coisa séria e isso me soa a brincadeira de criança. E não é. Nem brincadeira de adulto. São essas pessoas que têm o futuro de nossas crianças nas mãos, pois tudo aquilo que eles forem fazer irá se refletir lá na frente. Mas por outro lado esse futuro também passa por nossas mãos na hora de entrar na cabine e apertar o botão. E depois que apertar o verde, acabou. Não tem mais jeito. Só daqui a quatro anos. E o estrago até lá estará sendo feito. Ou não. Espera-se que não.

E o que também não se espera é que um governo como o do Ceará gaste R$ 4 milhões com forró para animar inaugurações e solenidades. E depois vem o governo seja ele de qual estado for dizer que não tem dinheiro para fazer um novo hospital, ou que não teve recursos para a educação. Não teve é o cacete! Não quis. O que é bem diferente. Sabemos que quando eles querem, eles tiram dinheiro da manga, da cueca, da mala. Cid, que não é o Moreira, mas é Gomes e é governador do Ceará, diz que não é necessário segundo a lei fazer licitação nesses casos, eu já acho que não é necessário fazer gastos nesses casos. Inaugura e pronto. Mas eles sempre têm que fazer alvoroço pelos grandes feitos como se fossem tudo favores.

E será um grande favor que Lula fará para uma parcela da população e para mim que nem escute o que Berlusconi, o louco – só pode ser – e primeiro-ministro italiano, falou que (o fantasma) Lula deveria voltar em 2014. Volta não. E isso mesmo, nem pense em assumir um cargo na ONU. Negue isso até a morte e que se faça cumprir.

E, falando em cumprir, governantes e candidatos à reeleição não estão cumprindo o compromisso de nos representar devidamente, mas sim preocupados em driblar a proibição imposta pela Lei da Responsabilidade Fiscal que proíbe aumento de despesas com pessoal nos 180 dias que antecedem o fim do mandato e por isso aprovaram reajustes e discutem planos de cargos e salários para servidores. Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Rio, Bahia e Ceará. Legal, né?

Sem falar e sem deixar de dizer que o rombo no governo Arruda foi ainda maior. Esse é o Arrudão que, quando faz, faz bem feito e para valer.

E é pra valer mesmo que Romário além de se tornar DJ profissional deverá ser candidato a uma vaga de deputado federal pelo PSB (Partido dos Sem Bola). É federal isso! Supimpa! E mais supimpa ainda é ver Bebeto comentando os jogos da Copa para a TV árabe Al Jazeera.

Ou seria ouvir comentários e estatísticas de Galvão Bueno?

Xiiiiiiiiii…..

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: