sábado, julho 03, 2010

Viciados em Livros, tenha você também esse vício.


A comunidade Viciados em Livros no Orkut atingiu a marca de mais de 100 mil membros. E isso num país em que pouco se incentiva o hábito da leitura a começar pelo "nosso" "Excelentíssimo" Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Então acho que pode ser considerado uma vitória.


Uma vitória de quem tenta, como eu, incentivar um pouco mais o nobre hábito da leitura. Um hábito onde o vício é permitido e é aconselhável. E é comemorado a cada novo viciado.


Quem ama ler sabe do que eu estou falando. Quem de vocês que ama ler, nunca se viu curioso em saber o que aquela pessoa que está próxima de você sentada ou em pé no Metrô, dentro do ônibus, na fila de um Banco ou até mesmo na antessala de um consultório médico? Eu pelo menos já entortei meu pescoço algumas vezes só pela curiosidade.


É difícil para quem não tem esse vício compreender esse ato que muitos entenderiam como invasão de privacidade. Será?


Mas pior que isso é quando pessoas ao seu lado não respeitam aquele seu momento de lazer e resolvem conversar alto bem ao seu lado. Outro dia estava eu sentado em um banco de um ônibus quando sentou-se ao meu lado uma mulher que estava acompanhada de outra mulher (já viram tudo né?) e as duas começaram a conversar e alto. E era uma conversa cruzada. E eu tentava em vão passar para o segundo parágrafo. Mas não conseguia avançar nem para a outra linha. Comecei a me remexer um pouco e nada. Ainda tentava dar aquela olhada dizendo: "Dá pra falar mais baixo?". Como meu olhar 43 não teve êxito, a solução veio logo em seguida: comecei a ler para mim em voz alta. Percebi que fui fulminado por olhares atônitos, mas não é que deu certo? A conversa cruzada cessou no ato. Tentem isso.


Para nós viciados em livros, fila, engarrafamento e atrasos em consultas virararam aliados em alimentar mais nosso vício.


E se isso fosse compreendido por certas pessoas, acredito que os casos de "estresse" iriam cair e muito. Em vez de médicos prescreverem remédios contra o estresse, porque não indicar um bom livro. Será que alguém já tentou isso?


Pois estava na hora.


O mundo dos livros é mágico e se você se permitir deixar levar verá que valeu a pena. Que todo livro independente de autor e tema vale a pena se este te deixa zen. Claro que dentro de "zen" entenda-se: com raiva, emocionado, triste, feliz. As emoções irão aflorar. Você pode até se apaixonar. Claro, isso acontece. Quantas meninas não são apaxionadas por Edward? Quantas não queriam ser a Bella? E o Espinosa do Garcia-Roza, quantos já não sonharam em cruzar com ele nas ruas de Copacabana? Quem nunca sonhou também em tomar um chá com Hercule Poirot? Os personagens são infinitos e os sonhos também.


E isso tudo é muito saudável.


Foi incrível na Bienal do Rio, ver crianças histéricas quando Thalita Rebouças aparecia para mais uma sessão de autógrafos e ver também a histeria quando Meg Cabot aparecia para mais uma sessão de fotos. E a festa que fizeram quando o aniversário da Bella do Crepúsculo chegou? Em plena Bienal com direito a bolo?


Ver crianças assim por causa de autoras de livros e personagens de livros é um máximo. Como disse não importa se você gosta ou não de vampiros ou acha a Meg Cabot isso ou aquilo. O que importa é ver crianças despertarem cedo para o hábito da leitura.


Na minha comunidade Viciados em Livros (que em breve irá virar um site) tenho desde o ano retrasado realizado concursos literários como eu os chamo e que muitos entendem como concursos culturais, onde tento num curto espaço de tempo, promover um bom livro e aumentar a paixão pela literatura. Foram até hoje 195 concursos e mais de 280 livros distribuídos. Isso tudo fruto de parcerias com nossas editoras. São até agora 33 editoras parceiras. E também parcerias feitas diretamente com vários escritores brasileiros.


E a Viciados em Livros criou um selo editorial.


Tudo pela literatura.


É um trabalho prazeroso e que gostaria que ganhasse cada vez mais destaque, novos parceiros e porque não, um sócio que queria realmente investir na divulgação do mundo mágico da litertura.

Nenhum comentário: